Quais são os 9 critérios que definem uma cidade inteligente?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Eles utilizam de 9 critérios, que possuem subtópicos, para definir o nível de inteligência que uma cidade possui: Capital Humano, Coesão Social, Economia, Governança, O Meio Ambiente, Mobilidade e Transporte, Planejamento Urbano, Alcance Internacional e Tecnologia.

No e-book do Sebrae Minas, entenda quais são os quatro pilares de uma cidade inteligente e aprenda sobre conectividade, mobilidade, segurança e sustentabilidade.

Cidades inteligentes são aquelas com políticas ativas que utilizam a tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos eficientes.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Segundo a união Européia, Smart Cities são sistemas e pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte etc), pela concentração de atividades econômicas dos setores secundário, terciário etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural.

A cidade ideal é aquela onde todos os habitantes, ou pelo menos sua maioria, têm residências seguras para habitar com acesso a saneamento básico, com escolas, lazer e serviços públicos, como hospitais, próximos.

A mais conhecida é Curitiba, capital do Paraná, que possui sistemas de mobilidade urbana que garantiram sua eleição como o melhor trânsito do Brasil e é tida como modelo de Smart City. Além disso, a cidade inovou com a criação do Ecoelétrico, uma frota de carros elétricos que prestam serviços públicos.

Eugênio Mendes

  1. Economia Inteligente.
  2. População Inteligente.
  3. Governação Inteligente.
  4. Mobilidade Inteligente.
  5. Meio Ambiente Inteligente.
  6. Vida Inteligente.

Smart cities baseiam-se, por exemplo, em conceitos de transformação digital como o planejamento urbano, a arquitetura, a otimização da mobilidade – tanto de pedestres, quanto de carros – o uso de energia limpa, convívio entre seus habitantes, dentre muitos outros recursos.

As pessoas que constroem ou reformam com sucesso, conhecem e colocam em prática os cinco pilares de uma obra bem sucedida.

  1. Investir no Projeto. ...
  2. Planejar toda a Obra. ...
  3. Contratar mão-de-obra especializada. ...
  4. Conhecer os fornecedores de materiais. ...
  5. Gestão de prazo, custo e qualidade.

Existem duas formas: a primeira é investir em cidades planejadas e incluir em seu planejamento prévio tecnologias e ações sustentáveis. A segunda é reavaliar os processos das cidades já existentes e identificar as melhorias que podem ser realizadas de acordo com as necessidades dos moradores e do local.

São aquelas que conseguem alinhar avanços tecnológicos com o progresso social e ambiental, com o objetivo de melhorar a eficiência político-econômica e amparar o desenvolvimento humano e social.

As cidades inteligentes são baseadas no uso de sensores, dispositivos e sistemas que ajudam a gerir com mais eficiência a cidade como um todo. Além disso, cabe ressaltar que todas essas tecnologias produzem um enorme volume de dados que é consumido e distribuído em tempo real.

são espaços que usam as inovações tecnológicas, desde o planejamento; possibilitam a interação e a participação ativa dos seus moradores; garantem a otimização de seus recursos; colocam as pessoas em primeiro plano, priorizando o bem-estar e a qualidade de vida.

São José dos Campos

São José dos Campos foi certificada como a primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do Brasil.

As dez cidades mais inteligentes do Brasil
São Paulo (SP): 37,584. Florianópolis (SC): 37,385. Curitiba (PR): 37,375. Brasília (DF): 37,314.

Alguns dos aspectos do projeto são:

  • sistema de aproveitamento de águas pluviais;
  • serviços de mobilidade urbana;
  • coleta inteligente de resíduos;
  • monitoramento da qualidade do ar;
  • Wi-Fi grátis em áreas estratégicas da cidade;
  • rede subterrânea inteligente de energia;
  • iluminação pública de LED;
  • larga rede de ciclovias etc.