Quais são os 8 tipos de estoque?

Perguntado por: vramos8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Vamos lá!

  • 8 tipos de estoque que você pode utilizar. Estoque de proteção. Estoque de ciclo. Estoque de antecipação. Estoque de canal. Dropshipping. Estoque inativo. Estoque consignado. Estoque máximo.
  • A importância de conhecer os diferentes tipos de estoque.
  • Dicas de como fazer um gerenciamento de estoque.

Estoques operacionais, funcionais ou mínimos
Representam as quantidades necessárias de estoques destinadas a garantir o desenvolvimento e a operacionalização da produção.

Mas afinal, o que é estoque estratégico? Trata-se de um controle baseado em um estudo detalhado com o intuito de estabelecer a melhor estratégia para se obter um estoque que atenda às necessidades dos clientes e que ao mesmo tempo não dê margem para grandes perdas.

Os níveis de estoque trata-se de valores relacionados a quantidade de produtos armazenados sob a responsabilidade da empresa. Em outras palavras, é o nível de estoque de produtos que a empresa mantém para atender a demanda dos clientes.

O termo estoque refere-se ao conjunto ou quantidade de produtos que uma empresa possui armazenada. Os produtos em estoque podem-se considerar tanto matérias-primas quanto produtos acabados, desde que esses materiais estejam armazenados até sua produção ou venda final.

Para Fernandes, a classificação de materiais é dividida em quatro categorias: identificação, codificação, cadastramento e catalogação.

estoque de itens semiacabados (o chamado work in process ou WIP), também reservados à equipe de produção; estoque de produtos acabados, ou seja, de mercadorias prontas para a venda; estoque de produtos consumíveis, usados no dia a dia, como produtos de limpeza e de papelaria.

Fatores que Interferem na Política de Estoques
Competência da Cadeia de Fornecimento. Qualidade da Previsão de Demanda. Sistema de Planejamento Logístico de Materiais.

Os estoques são todos os materiais ou produtos disponíveis para o uso da empresa no processo de fabricação ou comercialização direta ao consumidor final. O almoxarifado pode ser um armazém, depósito, galpão ou qualquer espaço reservado para armazenamento de materiais.

Como tornar a gestão de estoque mais eficiente?

  1. Crie padrões e regras para organizar o estoque. ...
  2. Defina processos e responsabilidades. ...
  3. Desenhe o fluxo de entrada e saída. ...
  4. Controle com rigidez. ...
  5. Defina datas e períodos para compras. ...
  6. Defina volume mínimo e máximo para cada produto. ...
  7. Mantenha operação e controle constantes.

Estoque de ciclo
Neste tipo de estoque, os itens estocados ajudam a suprir a demanda de produção, que pode incluir diversos tipos de produto. Uma vez que a produção simultânea pode não ser viável, a empresa pode ter um plano para intercalar a fabricação e não comprometer a oferta do catálogo.

O estoque remete a algo mais estático. A armazenagem, por outro lado é um ambiente totalmente dinâmico. Os processos logísticos de movimentação e distribuição de mercadorias acontecem de maneira rápida e a armazenagem precisa ser algo flexível.

“Estoque regulador são estoques de alimentos locais para fazer estocagem. Compra normalmente quando o preço está baixo, geralmente no preço mínimo, porque, quando o preço está baixo, é porque tem um excesso de oferta para segurar o preço para o produtor de diversos alimentos como soja, café, milho, feijão…”

Qual é a definição de estoque na logística? O estoque é a parte da logística responsável pelo armazenamento de produtos. Uma gestão de estoque eficiente busca otimizar todas as atividades que envolvem o fluxo de materiais. Tanto de matérias-primas quanto o armazenamento do produto final.

A Curva ABC é um método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu valor. É comumente utilizado no controle de estoque, embora tenha outras aplicações. Na prática, a Curva ABC ajuda as empresas a identificarem os produtos mais valiosos (em relação à demanda dos clientes).

Estoque de especulação
É o tipo de estoque mantido com a expectativa de que o preço dos produtos aumente no futuro. Geralmente, é escolhido quando há incertezas em relação à oferta ou à demanda dos produtos no futuro.