Quais são os 8 sofrimentos do budismo?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que ...

O Nobre Caminho Óctulo
Compreensão Correta (Samyag-drsti); Pensamento Correto (Samyak-samkalpa); Fala Correta (Samyag-vac); Ação Correta (Samyak-karmanta);

Siddharta Gautama teve a compreensão de que o sofrimento é decorrente do desejo em todas as suas formas. Quando se deseja algo e não se obtém, a frustração gera o sofrimento, assim como quando se obtém o que se deseja há o desejo de manter o objeto do desejo.

O Buda ensinou a verdade do sofrimento não para nos fazer desesperar, mas para nos ajudar a reconhecer com clareza as realidades da vida.
...
As Quatro Nobres Verdades são:

  • verdade do sofrimento;
  • verdade da origem do sofrimento;
  • verdade da cessação do sofrimento;
  • verdade do caminho que leva à cessação do sofrimento.

Fundamento da moralidade budista e ponto de partida para o verdadeiro crescimento do ser humano, os Cinco Preceitos são:

  • Não matar.
  • Não roubar.
  • Não mentir.
  • Não ter má conduta sexual.
  • Não se entorpecer com álcool ou drogas.

Ao contrário do que encontramos em outras religiões, o casamento budista não é visto como uma obrigação ou um dever religioso, e sim uma opção pessoal de se unir com a pessoa amada.

Vegetarianismo. Primeiramente, um dos ensinamentos mais importantes do budismo é que é proibido tirar a vida de qualquer pessoa ou animal. Por isso, muitos budistas interpretam isso de forma que não é permitido consumir carnes animais.

Não há, nunca houve, nem nunca haverá um homem que seja sempre censurado, ou um homem que seja sempre louvado.

Entretanto, as bases de todas as tradições e práticas são as Três Joias: o Buda (o mestre), o dharma (os ensinamentos baseados nas leis do universo) e a sangha (a comunidade budista).

Nobre Caminho Óctuplo

O Nobre Caminho Óctuplo é, nos ensinamentos do Buda, um conjunto de oito práticas que correspondem à quarta nobre verdade do budismo. Também é conhecido como o "caminho do meio" porque é baseado na moderação e na harmonia, sem cair em extremos.

Samudaya: O sofrimento tem suas causas.
Muitas coisas causam o sofrimento: orgulho, inveja, ciúme, desejo, apego, carência, raiva, medo e uma lista que pode ser infinita. Todas essas causas vem de expectativas não alcançadas. O budismo diz que você deveria meditar, entender o que causa seu sofrimento e agir na causa.

Chögyam Trungpa, mestre do budismo tibetano, em seu livro intitulado “O Rugido do Leão” disse certa vez: “A depressão é uma das energias mais poderosas e uma das energias mais comuns que temos. É uma energia. A depressão é como um tanque de oxigênio que quer explodir, mas ainda está engarrafado.

Oração budista para prosperidade
Que todos os seres se libertem do sofrimento e das causas do sofrimento. Que todos os seres encontrem a felicidade livre de sofrimento. Que todos os seres vivam em equanimidade livres de paixões, de agressões e de preconceitos.”

No que diz respeito ao aspecto de desprezo pelo corpo como caminho para a transcendência, entendemos que no budismo há um duplo aspecto com relação a este ponto. Por um lado, o corpo é fonte de apego e continuidade de vida, em última instância uma peça daquilo que o Buda define como sofrimento.

Os budistas, portanto, não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

Qual a relação do budismo com as bebidas alcoólicas? Em geral, se a pessoa não quer sofrer nem causar sofrimento aos outros, intoxicantes devem ser evitados. A maior parte das formas de budismo recomenda o abandono completo. No budismo tibetano é aceitável beber, desde que não se fique embriagado.

Não matar, roubar, ter má conduta sexual, mentir ou usar entorpecentes. Estes são os cinco preceitos básicos do budismo que, segundo pesquisa publicada na revista cientifica Plos One, podem ainda diminuir os riscos de depressão.

Isso significa vestir-se com roupas que cobrem os joelhos e os ombros e, muitas vezes, cotovelos e canelas. Dica? Se estiver em um país onde haja algum templo budista, ande sempre com uma blusa, um lenço e uma calça, nem que seja na bolsa. Decotes e roupas coladas devem ser evitadas.