Quais são os 8 pronomes pessoais?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Eles são I (eu), you (você), he (ele), she (ela), it (ele/ela/isto), we (nós) e they (eles). Eles são usados no lugar dos nomes (substantivos) e como sujeito de uma sentença.

Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos.

Tipos de pronomes

  • pronomes pessoais retos;
  • pronomes pessoais oblíquos;
  • pronomes de tratamento;
  • pronomes possessivos;
  • pronomes demonstrativos;
  • pronomes interrogativos;
  • pronomes relativos;
  • pronomes indefinidos.

Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2.ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3.ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

Pronomes pessoais
O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural); O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural); O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).

No primeiro exemplo, “João” é substantivo próprio que representa uma pessoa logo, vem a ser substituído pelo pronome “ele” no singular. No segundo exemplo, “Carlos e Marcos” são substantivos próprios que são substituídos por “eles”, um pronome no plural.

Possessivo e demonstrativo

Número1ª pessoa3ª pessoa
singularmeu, minha, meus, minhasseu, sua, seus, suas
pluralnosso, nossa, nossos, nossasseu, sua, seus, suas

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Os pronomes pessoais do caso reto são aqueles que têm a função de sujeito ou de predicativo do sujeito: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas. Exemplos: Eu entreguei a requisição hoje.

Os pronomes possuem várias características: Formam vários sistemas morfológicos fechados (eu, tu, ele/ela, etc; meu/minha, teu/tua, seu/sua, etc.). Na sua maioria aceitam, como os nomes, morfemas de gênero e número.

Pronomes e formas pronominais seguem a mesma regra, sendo classificados de acordo com o seu gênero como outras palavras o são. O, seu, os, nossos são pronomes masculinos e para o gênero feminino temos os pronomes e formas pronominais a, sua, as, nossas, etc.

O pronome acompanha ou substitui o substantivo. É uma classe com muitas variações, relacionadas às pessoas do discurso. Entre os principais, destacam-se os pessoais, possessivos e indefinidos.

O que é pronome? Para o gramático Domingos Paschoal Cegalla, pronomessão palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso”. Já para o gramático Luiz Antonio Sacconi, pronomeé a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), em relação às pessoas do discurso”.

algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo. Os pronomes indefinidos também aparecem na forma de locuções: cada um, cada qual, qualquer um, seja qual for, seja quem for, todo aquele que, etc.

Quais são os pronomes demonstrativos? Este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas.