Quais são os 8 principais tipos de gestão de pessoas?

Perguntado por: isalgado9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Principais modelos de Gestão de Pessoas

  1. 1 – Inspiradora. ...
  2. 2 – Modelos de Gestão de Pessoas: Democrática. ...
  3. 3 – Autoritária. ...
  4. 4 – Modelos de Gestão de Pessoas: Colaborativa. ...
  5. 5 – Modelos de Gestão de Pessoas com foco em resultados. ...
  6. 6 – Carismática. ...
  7. 7 – Modelo de Gestão de Pessoas por competência. ...
  8. 8 – Centralizadora.

Áreas da Gestão de Pessoas

  • Análise de Treinamento e Capacitação. ...
  • Análise de Cargos e Salários. ...
  • Supervisão de Benefícios. ...
  • Diretoria de RH. ...
  • Consultoria de Recursos Humanos.

6 principais modelos de gestão que todo profissional de RH...

  • Gestão autocrática. ...
  • Gestão democrática. ...
  • Gestão por resultado. ...
  • Gestão por meritocracia. ...
  • Gestão por processos. ...
  • Gestão por cadeia de valor.

Quais são os principais processos da gestão de pessoas?

  • Agregar pessoas. ...
  • Aplicar pessoas. ...
  • Recompensar pessoas. ...
  • Desenvolver pessoas. ...
  • Manter pessoas. ...
  • Monitorar os resultados.

Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

São eles: objetivos financeiros, objetivos comerciais, objetivos ligados aos processos internos e desenvolvimento organizacional. Esses quatro pilares são fundamentais pro seu negócio dar certo, afinal, é através deles que desenvolvemos os objetivos estratégicos.

A gestão de pessoas é a capacidade de trabalhar bem com o outro. Um professor, por exemplo, precisa ter boa oratória para conseguir extrair o máximo do potencial de seus alunos. O mesmo vale para o técnico de uma modalidade do esporte com atuação coletiva.

Você conhece as principais características de uma gestão de pessoas eficiente?

  • Comunicação transparente e assertiva. ...
  • Treinamentos que geram resultados concretos. ...
  • Equipes produtivas. ...
  • Clima organizacional positivo. ...
  • Processos básicos automatizados. ...
  • 5 Práticas de sucesso para melhorar a experiência dos colaboradores.

Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?

  1. Treinamento e desenvolvimento. ...
  2. Motivação. ...
  3. Trabalho em equipe. ...
  4. Comunicação.

Liderança
O líder é fundamental para a gestão de pessoas, pois é capaz de gerar motivação nos funcionários, o que vai muito além do interesse em receber gratificações financeiras. Para isso, algumas características são necessárias.

Afinal, qual é o papel do RH?

  1. Recrutamento e seleção. ...
  2. Treinamento e desenvolvimento. ...
  3. Avaliação de desempenho. ...
  4. Cargos, salários e benefícios. ...
  5. Saúde e Segurança. ...
  6. Plano de carreira. ...
  7. Clima organizacional.

São elas:

  • Provisão de recursos humanos.
  • Aplicação de pessoas.
  • Manutenção de pessoas.
  • Desenvolvimento de pessoas.
  • Monitoramento de pessoas.

Qual o papel do gestor nas organizações?

  • 1 – Planejamento de estratégico. ...
  • 2 – Delegação de tarefas. ...
  • 3 – Distribuição adequada dos recursos disponíveis. ...
  • 4 – Definição de metas e objetivos. ...
  • 5 – Motivar e engajar os colaboradores. ...
  • 6 – Gestão de conflitos. ...
  • 7 – Mensurar e monitorar os resultados. ...
  • 8 – Ajustar estratégias.

A gestão de pessoas é a área responsável por administrar o capital humano das empresas. Essa gestão utiliza técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização.

Segundo Chiavenato (1999), "A Gestão de Pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas — empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada — para alcançar os objetivos organizacionais e individuais."

O formidável Idalberto Chiavenato cita seis processos para a gestão de pessoas: Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar.

Recentemente, teve nova atualização, sendo utilizado cinco principais processos de decisão para administrar, que são: Planejamento, Organização, Liderança (contempla também outros processos de gestão de pessoas), Execução e Controle.

Estes são processos utilizados para desenhar o trabalho que as pessoas irão desempenhar, orientando, acompanhando e avaliando os talentos. Ou seja, estes processos são de modelagem do trabalho, que incluem o desenho, análise e a descrição dos cargos, bem como a avaliação do desempenho.

Podemos dizer que os Recursos Humanos estão focados em planejar uma estratégia macro para a instituição, ao passo que a Gestão de Pessoas está focada no engajamento do colaborador.