Quais são os 8 gases nobres?

Perguntado por: lreal2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).

Dentre os gases nobres que fazem parte da composição do ar podemos citar: argônio (Ar), neônio (Ne), radônio (Rn), hélio (He), criptônio (Kr) e xenônio (Xe), sendo que eles compõem cerca de 0,93% do ar atmosférico.

Os gases nobres apresentam as seguintes características:

  1. Baixos pontos de fusão e ebulição;
  2. Elevada energia de ionização;
  3. Baixa reatividade;
  4. Difundem-se facilmente por meio do vidro e da borracha.

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, que são: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.

Gases atmosféricos são os gases normalmente encontrados no ar que nos rodeia. Entre estes estão o ar, o argon, o dióxido de carbono, o hélio, o azoto e o oxigénio. Destes, o argon, o oxigénio e o azoto são produzidos principalmente separando o ar de forma a obter os componentes que os constituem.

Hélio

O primeiro Gás Nobre da Tabela Periódica, o Hélio, foi descoberto pelo astrônomo francês Pierre Jules César Janssen (1824-1907) e pelo cientista inglês Joseph Norman Lockyer (1836-1920) enquanto observavam e examinavam a cromosfera do sol.

Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.

hidrogênio

O elemento mais leve da Tabela Periódica é o hidrogênio (Z = 1), e o mais pesado é o oganessônio (Z = 118). O primeiro é também o mais abundante no universo, e o último é produzido artificialmente em laboratórios de colisões de partículas.

O grupo dos gases nobres é formado por: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).

Hélio

A densidade do Hélio é menor que a densidade do ar, tornando-o mais leve. O hélio tem o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos, e só pode ser solidificado sob pressões muito grandes. O gás hélio é usado para o enchimento de balões e como líquido refrigerador de materiais supercondutores.

dióxido de carbono

CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...

Os gases nobres são todos os elementos que apresentam oito elétrons na sua camada de valência e, por isso, estão situados na última coluna da tabela periódica, pertencendo à família VIIIA ou 18, ou grupo zero. Eles receberam esse nome por causa da baixa reatividade que possuem.

Os gases nobres, também chamados de "gases raros", compõem os elementos do grupo 18 (família 8A) da tabela periódica. A principal característica dos gases nobres é a dificuldade que eles possuem de se combinar com outros átomos.

- O Neônio é usado na forma líquida nos sensores ultrassensíveis de infravermelho. Não podemos deixar de mencionar uma importante aplicação comercial do neônio: como um líquido criogênico econômico, que é 40 vezes maior que a capacidade refrigerante do hélio por unidade de volume.

Dmitri Mendeleiev

O número atômico equivale ao número de prótons no núcleo do átomo. Logo, ao saber a quantidade de prótons em um átomo, determina-se o valor de Z. Por exemplo, o elemento cálcio possui em seu núcleo 20 prótons e 20 nêutrons. Logo, seu número atômico é igual a 20.