Quais são os 73 Salmos de Davi?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Autores dos salmos: Os títulos identificam os autores da maioria dos salmos.

  • Davi escreveu 38 ou 39 de 41 salmos no Livro I. Davi – 3-9,11-32,34-41 2* ...
  • Ele escreveu 18 de 31 salmos no Livro II. Davi – 51-65,68-70. ...
  • Asafe e os Filhos de Corá, cantores em Jerusalém, escreveram quase todos os salmos no Livro III. Davi – 86.

O nome de Davi aparece mais de 1.000 vezes no Antigo e no Novo Testamento – mais do que qualquer outro personagem bíblico. Davi foi pastor de ovelhas, soldado, guerreiro, músico, poeta, compositor, autor, rei e construtor de um império.

LIVRO DE SALMOS. 1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

Salmo 150

"Salmo 150"
("Laudate Dominum in sanctis eius")
Salmo 150 bordado em hebraico no túmulo de Davi
IdiomaHebraico (original)

Salmo 38

Meu corpo arde em febre, minha saúde está arruinada. Estou exausto e abatido; meus gemidos vêm de um coração angustiado. No Salmo 38, podemos ver um texto no qual Davi fala sobre seu sofrimento.

O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração. O Salmo começa com uma declaração firme de que Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso lugar de segurança. 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164). Ele revela seu espírito de confiança absoluta em Deus em meio aos perigos. Foi chamado “O salmo restaurador”.

O autor deste salmo é desconhecido, assim como a ocasião em que foi composto. Não se sabe, também, por que este salmo foi colocado entre aqueles que são chamados de “Cânticos dos Degraus”.

O Salmo 23 (ou, pela numeração da Septuaginta, o Salmo 22 não padronizado de acordo com biblia judaíca) é atribuído ao Rei David, conforme a tradição judaica, David teria escrito este salmo quando estava cercado num oásis, à noite, por tropas de um rei inimigo, daí o Salmo inserir tamanha confiança na Providência ...

Embora não seja mencionado, provável é que Davi tenha escrito este Salmo e talvez alguns, ou todos os outros de Corá. Corá morreu sob a ira de Deus [Nm 16.31], mas seus filhos foram perdoados [Nm 26.11]. Assim, estes Salmos especiais contam da Graça redentora.

Oração de Davi. 1 Ouve, Senhor, a justiça, atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos. 2 Venha o meu juízo de diante do teu rosto; os teus olhos vejam a retidão.

“Sete vezes no dia eu Te louvo” (verso 164). Davi descobriu que louvar a Deus pela manhã e ao final da tarde, não era suficiente. Ele sentiu que precisava louvar a Deus muito mais. O que deveria ser isso na prática?

De acordo com Matthew Henry, este salmo pode ter sido composto depois que Davi derrotou os inimigos do antigo Israel das terras vizinhas.

Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto. Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã foi a ele, depois de Davi achegar-se a Bate-Seba.

A autoria do Salmo 73 é atribuída a Asafe ou Davi. Não há um consenso com relação a isso. Na verdade, o Salmo 73 poderia ser escrito por qualquer pessoa. Inclusive, poderia ter sido eu, o autor.

(Este é um Salmo de Davi, escrito quando Natã, o Profeta, foi até ele depois de Davi ter pecado com Bate-Seba e assassinado o marido dela, Urias [2Sm 12].

Segundo alguns, foi na juventude, quando pastoreava as ovelhas de seu pai e se sentia conduzido e nutrido pelo Senhor, que para ele fazia as vezes de pastor; segundo outros, foi composto quando Davi, perseguido pela ira e pela inveja do rei Saul, precisava se esconder em locais ermos.

O salmo foi escrito em um momento de aflição e, consequentemente, de clamor a Deus (v. 1): “Não fiques em silêncio, ó Deus do meu louvor” ('elohê tehillatî 'al-teherash). Ao pedir isso, Davi quer que o Senhor se manifeste nas circunstâncias que ele atravessa.

Mas, quando Davi refletiu no que aconteceu em Gate, ele não viu motivo de falar da sua inteligência em se livrar da mão de Aquis. Ele percebeu, corretamente, que escapou dos filisteus pela graça de Deus. Escreveu o Salmo 34 para adorar ao Senhor em gratidão pelo livramento.

No Salmos 71, o Salmista Davi suplica a Deus por socorro. Este Salmo foi escrito na sua velhice, provavelmente fruto da perseguição de Absalão, seu filho. Mesmo estando na terceira idade, Davi não perdeu a confiança em Deus, o Senhor é agora ainda mais seu refúgio.