Quais são os 7 tipos textuais?

Perguntado por: rcordoba8 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem

  • 1 Texto injuntivo.
  • 2 Texto dissertativo.
  • 3 Texto narrativo.
  • 4 Texto descritivo.
  • 5 Texto expositivo.

Tipos textuais

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

Os tipos textuais

  • Texto narrativo.
  • Texto descritivo.
  • Texto dissertativo expositivo.
  • Texto dissertativo argumentativo.
  • Texto injuntivo/instrucional.

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

O gênero textual, por sua vez, é outra categoria que prioriza os traços comunicativos, contextuais e sociais que influenciam, também, na organização dos textos. Essa categoria classifica os textos por suas funções sociocomunicativas, considerando-se, além da estrutura linguística, os aspectos extralinguísticos.

Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. Outra característica importante da narrativa é a presença de uma voz que conta a história: o narrador. O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.

Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.

Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

O texto injuntivo é um tipo textual destinado a oferecer instruções e recomendações a seus leitores. Ele pode ser facilmente encontrado em textos como receitas médica ou culinária, guias de viagens, material de autoajuda etc.

O texto expositivo tem como característica a exposição e defesa de determinado tema ou ideia a um receptor. Muito utilizado em ambientes escolares e acadêmicos, o texto expositivo pode apresentar algumas variações em sua composição.

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

Exemplos de gêneros textuais narrativos: romance, conta e novela. Exemplos de gêneros textuais descritivos: biografia, cardápio e notícia. Exemplos de gêneros textuais dissertativos: monografia, artigo e resenha. Exemplos de gêneros textuais expositivos: seminário, palestra e entrevista.

Ele pode ser narrativo, descritivo, injuntivo, expositivo e dissertativo. Ah, mas não se confunda! Tipologia textual é diferente de gênero textual. O gênero textual tem função comunicativa e sempre está inserido em algum contexto cultural possuindo características específicas de estrutura e estilo.

O texto descritivo é um tipo textual que constrói um retrato verbal de algo ou de alguém, como um objeto, um lugar, uma pessoa, entre outros. Descrever algo textualmente é oferecer um retrato verbal ao seu leitor.

Cada gênero textual possui uma estrutura e uma função comunicativa específicas. Assim, textos são classificados de acordo com suas características genéricas, de forma que temos um grande número de gêneros textuais, tais como o anúncio publicitário, a crônica, o artigo de opinião, a propaganda, entre outros.