Quais são os 7 tipos de vitiligo?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

São 4 tipos distintos de vitiligo generalizado (vulgar, misto, universal e acrofacial). O mais comum deles é o tipo vulgar, em que surgem manchas simétricas em diversas áreas do corpo. O tipo misto consiste em uma mistura dos tipos vulgar e segmentar.

Como se prevenir?

  1. evitar o estresse;
  2. levar uma vida tranquila;
  3. cuidar da saúde mental;
  4. passar protetor solar diariamente;
  5. visitar periodicamente o dermatologista;
  6. verificar o histórico da doença na família;
  7. usar dermocosméticos especiais.

5 doenças que podem ser confundidas com vitiligo

  1. Albinismo. Ao contrário do que muitos podem pensar, o vitiligo não evolui para o albinismo. ...
  2. Pano branco (Pitiríase Versicolor) ...
  3. Psoríase. ...
  4. Hanseníase. ...
  5. Melasma.

Não há um exame de sangue específico para o diagnóstico de vitiligo! Na maioria das vezes o exame físico mesmo durante uma consulta dermatológica é capaz de fechar esse diagnóstico, ou no caso de dúvida, pode ser feita a biópsia da lesão!

Segundo Monik, devem ser evitados os alimentos defumados, gorduras animais como torresmo e as frituras. A nutricionista também explicou que “devem ser priorizados os vegetais, as fontes de ômega 3 e os probióticos”. “É importante o consumo de alimentos ricos em fenilalanina.

O vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física. No entanto, as lesões provocadas impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. Nesses casos, o acompanhamento psicológico pode ser recomendado.

Cuidados Nutricionais no Vitiligo
Portadores de vitiligo devem ficar atentos quanto à alimentação. Sugere-se uma alimentação equilibrada e personalizada. Devem ser evitados os defumados, gorduras animais (de porco, torresmo), frituras e priorizados os vegetais, as fontes de ômega 3 e os probióticos.

As pessoas que sofrem com vitiligo no Distrito Federal passam a contar com novos benefícios estabelecidos pela lei nº 7.077/2022, entre eles um estudo imunológico capaz de revelar a presença de outras doenças autoimunes.

Sofrimento social ou psicológico
Por conta do preconceito, pessoas com vitiligo podem ter autoestima baixa, ansiedade social, depressão e maiores níveis de estresse, o que também contribui para que o aparecimento das manchas.

O estresse e as emoções são considerados possíveis causas do vitiligo, e algumas narrativas apontam para causalidades mágico-espirituais, associando o aparecimento do vitiligo ao “sistema nervoso”, ao “estresse”, “a um castigo”, às “desordens emocionais”.

Em alguns casos, pessoas com a doença podem desenvolver alopecia areata, uma condição que provoca a queda de cabelos.

Para vitiligo pode ser usado o chá de cipó-de-São-João, sob a forma de banhos diários ou infusão alcoólica. Muitas espécies nativas podem ser cultivadas, não havendo necessidade de serem coletadas na natureza. São exemplo o jaborandi, a carqueja, a salsaparrilha e a espinheira santa.

Nele, uma ou mais manchas podem surgir em, pelo menos, três partes do corpo, com evolução rápida (cerca de semanas ou alguns poucos meses) seguida de estabilização.

Proteja a pele do sol
Como a pele com vitiligo está mais sujeita a sofrer queimaduras solares, é muito importante protegê-la sempre que estiver ao ar livre, tendo em vista que o risco de desenvolver câncer de pele é maior em pacientes com essa condição.

O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios e, inicialmente, costuma surgir como uma mancha pequena e única, que pode aumentar em tamanho e em quantidade caso o tratamento não seja realizado.

A biopsia é feita sob efeito anestésico local então não tem porque temer. Mas a região do cotovelo é de cicatrização complexa pela pressão da flexão e extensão do membro superior. Discuta esses aspectos clínicos sobre a necessidade da biópsia para a conclusão diagnostica.

Vitiligo faz mancha acrômica ( totalmente branca - sem cor ), já o chamado pano branco ( Ptiríase Versicolor ) pode causar lesões de cores diferentes ( por isso "versicolor" ), inclusive mais claras, mas nunca tão brancas qto às do Vitiligo!

O betacaroteno também auxilia na pigmentação da epiderme, e pode ser encontrado no ovo, tomate, abóbora, manga e mamão. Por fim, as carnes brancas e os peixes completam a dieta, pois fornecem ômega-3. A alimentação adequada pode segurar a evolução da doença e manter sob controle o surgimento das manchas pelo corpo.