Quais são os 7 tipos de triângulo?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Com relação aos lados, os triângulos podem ser:

  • Equilátero. Triângulos equiláteros são aqueles que possuem os três lados iguais (mesmo comprimento) e, consequentemente, três ângulos internos iguais de 60°. ...
  • Escaleno. ...
  • Isósceles. ...
  • Retângulo. ...
  • Acutângulo. ...
  • Obtusângulo.

Definição: Um triângulo é equilátero, se, e somente se, ele tem os 3 lados iguais. Obs.: Se o triângulo tem 3 lados iguais, então ele tem 2 lados iguais; logo, todo triângulo equilátero.

3 Lados de um triângulo retângulo

LetraLadoMedida
aHipotenusa90 graus
bCateto< 90 graus
cCateto< 90 graus

Triângulo escaleno tem todos os lados com medidas diferentes. O triângulo escaleno é aquele que tem todos os lados com medidas distintas, diferenciando-se, então, do triângulo isósceles, que tem dois lados congruentes, e do triângulo equilátero, que tem todos os lados com a mesma medida.

É a região formada por três semirretas concorrentes entre si, duas a duas a duas, em três pontos diferentes, formando seus três lados. Outra definição sugere que, dados três pontos, A, B e C, não colineares (não alinhados), a reunião dos segmentos , , e chama-se triângulo ABC.

1 – Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes. 2 – Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais. 3 – Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais. 4 – Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos internos menores que 90°.

Ele pode ser agudo, reto, obtuso ou raso. O ângulo é uma região delimitada por duas semirretas. Para medi-lo, há duas possíveis unidades: grau ou radiano. De acordo com a sua medida, ele pode ser classificado em agudo, reto, obtuso ou raso.

O triângulo retângulo apresenta, em um de seus ângulos internos, um ângulo de 90°, ou seja, um ângulo reto. Além disso, é válido destacar que o lado oposto ao ângulo reto é chamado de hipotenusa e os demais lados são chamados de catetos. Nesse triângulo, é válido o teorema de Pitágoras.

O triângulo isósceles é uma figura geométrica de três lados, sendo que dois possuem a mesma medida e, por isso, são considerados congruentes. Já o lado que possui a medida diferente é denominado de base do triângulo.

Um triângulo pode ser classificado com relação aos seus lados em: equilátero: todos os lados congruentes; isósceles: dois lados congruentes; escaleno: todos os lados com medidas distintas.

Classificação dos triângulos
Triângulo escaleno: nenhum dos lados possui medidas iguais. Triângulo retângulo: possui um dos ângulos internos retos, ou seja, que mede 90°.

Um triângulo é classificado como escaleno quando todos os seus lados possuem medidas diferentes. Ao comparar os lados do triângulo, ele pode ser isósceles, quando possui dois lados congruentes, equilátero, quando possui todos os lados congruentes, e escaleno, quando possui todos os lados com medidas diferentes.

Triângulo escaleno é o polígono que possui três lados com diferentes medidas e três ângulos diferentes. Assim sendo, os triângulos escalenos não são polígonos regulares e nem possuem eixo de simetria.

Um triângulo é chamado de equilátero se todos os lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de isósceles se dois lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de escaleno se todos os lados possuem medidas diferentes.

Definição do triângulo retângulo isósceles
Um triângulo retângulo isósceles é um triângulo de ângulo de 90 graus que consiste em dois lados de comprimentos iguais. Como os dois lados têm comprimentos iguais, os ângulos correspondentes serão congruentes (a mesma medida).

O triângulo equilátero é caracterizado por ter todos os seus lados iguais. O triângulo isósceles tem dois lados iguais e um lado desigual. O triângulo escaleno tem todos os seus lados de comprimentos diferentes.

Dizemos que um triângulo é isósceles quando dois de seus lados são congruentes, ou seja, apresentam a mesma medida, e o terceiro lado é diferente. No triângulo isósceles, temos também dois ângulos iguais, que são chamados de ângulos da base, e o outro ângulo diferente.