Quais são os 7 tipos de sinalização?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

Os sinais de trânsito classificam-se em:

  • I - verticais;
  • II - horizontais;
  • III - dispositivos de sinalização auxiliar;
  • IV - luminosos;
  • V - sonoros;
  • VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

Quais são as sinalizações de segurança no trabalho?

  1. Vermelho — Combate ao incêndio. ...
  2. Amarelo — Cuidado. ...
  3. Branco — Localização e circulação. ...
  4. Preto — Presença de combustíveis viscosos. ...
  5. Laranja — Atenção. ...
  6. Verde — Segurança. ...
  7. Púrpura — Presença de radiação.

A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

O Anexo I do CTB define sinalização como o “conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via pública com o objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam”.

Vermelho: indica equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio; Amarelo: usada para indicar “Cuidado!”, mas não dispensa o motivo da sinalização. Ex.: equipamentos que oferecem riscos. Marrom: a empresa pode adotar essa cor, ao seu critério, para identificar qualquer fluido que não foi previsto pela NR.

A sinalização básica é um conjunto de sinalizações que uma edificação deve ter, dividida em quatro categorias: proibição, alerta, orientação/salvamento e equipamentos. E falaremos sobre cada uma delas abaixo.

Azul: Indica ações obrigatórias e informações. Avisos contra uso e movimentação de equipamentos. Branco: Faixas de localização, direção, circulação. Preto: Canalizações de inflamáveis, combustíveis de alta viscosidade.

A colocação de uma placa de advertência fica determinada a partir do exame do exame apurado das condições do local da via e do comportamente dos usuários. A sua localização tem como fatores determinantes a velocidade prevalecente na via e a existência de condições potencialmente perigosas.

Sua violação constitui infração do Código de Trânsito Brasileiro. Elas são circulares, têm o fundo branco, borda em vermelho, com ou sem uma tarja vermelha, exceto a placa de "Parada Obrigatória", que é octagonal e possui fundo vermelho e a placa de "Dê a Preferência", que é triangular.

Cor púrpura
É a cor usada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

A sinalização de segurança pode ser composta por diversos itens. Um deles é a pintura de canalizações de acordo com o que a NR 26 determina. As instalações da empresa também devem ter placas que sinalizem emergência, aviso, perigo e obrigações.

Indicam comportamentos ou ações específicas e a obrigação de utilizar equipamento de proteção individual de acordo com o pictograma ou texto inseridos no sinal. São utilizados em instalações, acessos, aparelhos, instruções e procedimentos, dentre outros.

A placa lombada ou saliência A-18 é uma placa de advertência, ou seja, placa de trânsito. Ela adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de saliência, lombada ou ondulação transversal sobre a superfície de rolamento.

A NR-26 é a Norma Regulamentadora que apresenta informações relativas à Sinalização de Segurança no seu Meio de Ambiente de Trabalho. Ela é responsável pela identificação dos equipamentos de segurança, delimitação de áreas e identificação de tubulações de líquidos e gases.

Os sinais de pré-sinalização indicam os destinos de saída de um intersecção, completados ou não com indicações sobre o itinerário. A indicação do destino deve estar sempre associada à indicação do número da estrada que o serve e deve ser inscrito entre parêntesis, quando o acesso a esse destino não for direto.

A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos profissionais que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos etc. compõem a sinalização de trânsito.