Quais são os 7 tipos de organogramas?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Neste post você vai encontrar:

  • Organograma Clássico/ Vertical.
  • Organograma Horizontal.
  • Organograma Funcional.
  • Organograma Circular ou Radial.
  • Organograma Linear de Responsabilidade.
  • Organograma Matricial.
  • Organograma Em Barras.

Quais são os principais modelos dessa ferramenta?

  1. Clássico. O modelo clássico dessa ferramenta é vertical e coloca o presidente ou CEO no topo da pirâmide. ...
  2. Horizontal. O organograma horizontal também deixa marcadas as hierarquias da empresa. ...
  3. Circular. ...
  4. Setorial. ...
  5. Matriz.

O organograma é um gráfico que representa hierarquicamente as partes de uma organização que pode ser um órgão, uma associação ou uma empresa. Essa imagem nos oferece uma visão mais geral da interligação entre as partes de uma corporação.

Organograma Simples, Vertical ou Clássico
As caixas são estruturadas por grau de importância, indicando os fluxos de comunicação entre cada setor ou profissional. É o tipo de organograma mais utilizado em empresas mais tradicionais.

Já os organogramas não clássicos se dividem em horizontal, circular, linear de responsabilidade, matricial, bandeira, em barras e lambda. Entenda um pouco sobre cada possibilidade!

O organograma funcional é uma representação gráfica da composição estrutural de uma organização. Na prática, essa representação exibe a divisão e conexão entre os departamentos, funções e especialidades profissionais internas.

A principal diferença é que os organogramas são representações gráficas da forma como a empresa se divide hierarquicamente, já o fluxograma representa a divisão de etapas de um processo.

A estrutura do organograma matricial tem como objetivo organizar uma empresa com times compostos por profissionais de diferentes especialidades e departamentos, trabalhando juntos por um mesmo objetivo.

O organograma empresarial é um mapa que mostra as relações hierárquicas entre os diferentes departamentos e funções da empresa. Ele também pode incluir informações sobre quem é responsável por cada área e como as diferentes áreas da empresa estão interconectadas.

Como fazer o organograma da sua empresa?

  1. Faça uma pesquisa. ...
  2. Identifique as hierarquias. ...
  3. Escolha o melhor modelo. ...
  4. Selecione a ferramenta mais adequada. ...
  5. Valide as informações. ...
  6. Apresente o organograma para toda a empresa. ...
  7. Mantenha-o sempre atualizado.

O organograma tradicional, como o próprio nome diz, remete à ideia de empresas cujas estruturas seguem uma linha mais tradicional, hierárquica e, de certa forma, rígida. Nele, quanto maior for a autonomia e a responsabilidade exigida por determinado cargo ou setor, maior será a altura da posição desses no organograma.

Um organograma bem feito deve ser de fácil interpretação, organizado de forma clara para que cada órgão ou funcionário, por exemplo, saiba suas respectivas funções e a quem deve reportar. Os organogramas também devem ser flexíveis, visto que podem ser alterados a qualquer momento. Não são estruturas permanentes.

Portanto, um organograma pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa, pois contribui no entendimento dos processos realizados, identifica falhas, evita sobrecarga de trabalho devido a divisão de funções, incentiva os funcionários a terem mais conhecimento da sua área e facilita o acesso da visão na empresa.

O que é organograma circular? O organograma circular é uma forma de estruturação e de representação das relações de poder e hierarquia dentro da empresa que expõe a relação entre as diferentes áreas da empresa e as correlações entre elas.

Organograma circular ou radial
Esse tipo de organograma é o mais usado em empresas modernas, ressaltando a importância do trabalho em equipe e do contato de clientes com os setores da empresa ou com a direção.

Qual é o melhor programa para fazer um organograma? Existe uma variedade de programas que você pode usar para criar seu próprio design, como SmartDraw, Lucidchart e Microsoft, mas Visme é o melhor programa a ser usado.

Por meio do organograma vertical é que a empresa vai oficializar a organização do seu negócio, definindo as relações hierárquicas dos setores, cargos e funções. Dessa forma, essa ferramenta serve para mostrar como funciona a organização.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

Organização linear: aqui a sua estrutura pode servir melhor para organizações de pequena e média escala. Organização funcional: já em uma organização funcional, sua estrutura pode trazer benefícios mais amplos para aquelas organizações que possuem uma escala maior.