Quais são os 7 tipos de organograma?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

Quais os 7 principais modelos de organogramas existentes?

  • Organograma vertical/clássico. ...
  • Organograma horizontal. ...
  • Organograma circular. ...
  • Organograma linear. ...
  • Organograma em barras. ...
  • Organograma matricial. ...
  • Organograma setorial.

1 – ORGANOGRAMA CLÁSSICO
Este é o tipo de organograma mais popular. O modelo é construído em forma de retângulo e posicionado na vertical.

Vertical. O organograma clássico ou vertical é o mais usado nas empresas tradicionais. Nesse formato, as caixas estão dispostas verticalmente, indicando que quem está em cima ocupa o cargo com a hierarquia mais alta.

No topo do organograma está o diretor ou presidente, e aos lados e “abaixo” dele, conectados por linhas, estão os departamentos, subdivisões ou mesmo os cargos ocupados pelos funcionários. Note que os nomes de cada membro não são inseridos no organograma, somente a posição, função ou o cargo que ocupa.

Esta estrutura é a representação gráfica da empresa, funciona como a planta da corporação. O objetivo do organograma é ilustrar, de forma clara, cada departamento da empresa e seus colaboradores em questão, com intuito de esclarecer dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.

Quais os cinco tipos de estrutura organizacional?

  1. Estrutura linear. Também conhecida como hierárquica, vertical ou piramidal, a estrutura linear é a mais clássica de todas, justamente por ser a mais antiga. ...
  2. Estrutura Funcional. ...
  3. Estrutura Matricial. ...
  4. Estrutura Divisional. ...
  5. Estrutura em Rede.

Um organograma bem feito deve ser de fácil interpretação, organizado de forma clara para que cada órgão ou funcionário, por exemplo, saiba suas respectivas funções e a quem deve reportar. Os organogramas também devem ser flexíveis, visto que podem ser alterados a qualquer momento. Não são estruturas permanentes.

Dessa forma, são eles:

  • Organograma vertical/clássico. O modelo vertical, ou também conhecido como clássico ou hierárquico, é comumente utilizado por empresas mais tradicionais. ...
  • Organograma horizontal. ...
  • Organograma circular. ...
  • Organograma linear. ...
  • Organograma em barras. ...
  • Organograma matricial. ...
  • Organograma setorial.

A principal diferença é que os organogramas são representações gráficas da forma como a empresa se divide hierarquicamente, já o fluxograma representa a divisão de etapas de um processo.

O que é o organograma do setor de RH? Os organogramas são a representação gráfica da estrutura organizacional. Ou seja, da forma como as relações hierárquicas devem acontecer durante atividades rotineiras.

O organograma tradicional, como o próprio nome diz, remete à ideia de empresas cujas estruturas seguem uma linha mais tradicional, hierárquica e, de certa forma, rígida. Nele, quanto maior for a autonomia e a responsabilidade exigida por determinado cargo ou setor, maior será a altura da posição desses no organograma.

Qual é a ordem de cargos em uma empresa?

  1. 1 – CEO. O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). ...
  2. 2 – Presidente. ...
  3. 3 – Diretor. ...
  4. 4 – Gerente. ...
  5. 5 – Coordenador ou supervisor. ...
  6. 6 – Analista. ...
  7. 7 – Assistente. ...
  8. 8 – Auxiliar.

O passo a passo para montar um organograma para sua empresa

  1. Realize uma pesquisa em sua empresa. ...
  2. Identifique as hierarquias. ...
  3. Escolha o modelo ideal. ...
  4. Selecione a ferramenta mais adequada. ...
  5. Confirme as informações. ...
  6. Apresente o gráfico a toda equipe. ...
  7. Mantenha-o atualizado.

Organograma circular ou radial
Esse tipo de organograma é o mais usado em empresas modernas, ressaltando a importância do trabalho em equipe e do contato de clientes com os setores da empresa ou com a direção.

Vantagens do Organograma
Ele permite visualizar quem é quem na estrutura organizacional, ou seja, essa constatação de quais cargos, ou funções estão ligadas e quais as suas subordinações. Possibilita melhor compreensão dos fluxos de autoridade, relacionamentos formais tanto em relação a hierarquias quando a funções.

Por meio do organograma organizacional clássico ou vertical, fica clara a hierarquia entre os cargos, a estrutura dos setores e o fluxo de comunicação entre eles. Um dos benefícios é a facilidade na criação, por exemplo, de um plano de cargos, salários, carreira e capacitação profissional.