Quais são os 7 tipos de histórias em quadrinhos?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Existem diversos tipos de quadrinhos, com estéticas e histórias próprias, como os de terror, romance, ficção científica, os que fazem releituras de outros textos, os de gênero crime/policial, infantil, juvenil, os filosóficos, históricos etc.

As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas compostas por textos e imagens. Apresentam diversidades de publicações e tom humorístico, contribuindo para uma visão crítica da sociedade e interpretação de contextos atemporais.

10 histórias em quadrinho para você ler para a criançada

  • 4) 10 anos com Mafalda.
  • 5) Flores Selvagens.
  • 6) O Menino Maluquinho.
  • 7) Pato Donald.
  • 8) Vingadores.
  • 9) Sítio do Picapau Amarelo.
  • 10) Pokémon.

Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho. História em quadrinhos é uma tirinha que envolve mais eprsonagens, mais conflitos, mais situações", explica Fernanda Bérgamo.

Histórias em Quadrinhos no Brasil
No Brasil as primeiras HQ's que se tem notícia são datadas de 1869 e foram escritas e desenhadas por Ângelo Agostini, um imigrante italiano. Em 30 de janeiro do ano em questão foi publicado no periódico “Vida Fluminense” a primeira edição de “As Aventuras de Nhô Quim”.

Elas compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo. Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento com forma de divertir, causar o humor.

A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ's), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.

quadrinista

Profissão: quadrinista! Tudo o que um quadrinista precisa é lápis, borracha, papel e criatividade. Com essas ferramentas, é capaz de criar mundos e dar vida a novos seres com muita personalidade. No mercado das histórias em quadrinhos, há estilos e roteiros para todos os públicos.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo. Cada um desses tipos pode conter diversos gêneros textuais. Um texto do tipo narrativo, por exemplo, contém os gêneros romance, crônica, piada, entre outros.

Balões com curvas pontilhadas expressam sussurro. Balões com linha contínua e ponta em forma de raio indicam uma mensagem (fala) eletrônica. Balões com bordas pontiagudas expressam gritos. Balões com várias pontas indicam a fala simultânea de dois ou mais personagens.

Confira esse selecionado de melhores HQs para começar a ler!

  • O espetacular Homem Aranha. O “amigo da vizinhança” não estaria de fora da nossa lista de melhores HQs para começar a ler. ...
  • Thor – O Renascer dos Deuses. ...
  • Hulk – Planeta Hulk. ...
  • Demolidor – Revelado. ...
  • Wolverine – O Velho Logan. ...
  • Vingadores – Guerra Civil. ...
  • Invasão Secreta.

As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas para iniciar assuntos e chamar a atenção dos alunos como forma de humor na aula. Como por exemplo, esse quadrinho que trouxemos sobre o efeito estufa, pode ser utilizado para iniciar uma discussão sobre o efeito estufa e nossas ações cotidianas.

Para começar, pense em alguns personagens e em uma trama geral. Depois, passe para a roteirização e o primeiro desenho básico em storyboard (ou "esboço sequencial") para entender a estética da obra. Decida também se você quer fazer tudo à mão ou pelo computador — o que dá à HQ um ar mais caprichado.

A tira ou tirinha é um gênero textual assim definido por Sérgio Roberto Costa: Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação.

As tirinhas são um gênero textual que se caracteriza pelas histórias curtas, geralmente formadas por três ou quatro quadrinhos. Usualmente fazendo uso do humor, as tirinhas podem apenas contar uma história mas, por vezes, têm propósitos adicionais, como a crítica social, por exemplo.

Tem formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas etc), personagens fixos ou não, e desfecho inesperado.

McCloud explica o que é a sarjeta, o espaço em branco entre os quadrinhos. É nesse espaço que a imaginação do leitor extrai sentido entre as vinhetas. “Nada é visto entre dois quadros, mas a experiência indica que deve ter alguma coisa lá.” (p.