Quais são os 7 tipos de gatilhos mentais?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Quais são os gatilhos mentais? Exemplos

  1. Gatilho mental de escassez. Este é um dos gatilhos mentais mais famosos. ...
  2. Gatilho mental de urgência. ...
  3. Gatilho mental de autoridade. ...
  4. Gatilho mental de reciprocidade. ...
  5. Gatilho mental da prova social. ...
  6. Gatilho mental do "porquê" ...
  7. Gatilho mental de antecipação. ...
  8. Gatilho mental de novidade.

Os tipos de gatilhos mais conhecidos são: gatilho da reciprocidade, gatilho da autoridade, gatilho da prova social, gatilho da novidade e gatilho da escassez (“últimas unidades” e “é só até amanhã” são alguns exemplos comuns).

Entre os gatilhos mais comuns que disparam a ansiedade, podemos destacar:

  • Situações que remetem a traumas do passado – como cenas de filme com violência sexual, por exemplo;
  • Consumo de álcool e algumas drogas;
  • Pressão demasiada no trabalho ou estudos;
  • Consumo excessivo de informação;
  • Multidões;
  • Outros.

Tipos de gatilhos mentais: 10 exemplos essenciais e seus usos!

  • Escassez.
  • Urgência.
  • Exclusividade.
  • Novidade.
  • Curiosidade.
  • Prova social.
  • Autoridade.
  • Inimigo comum.

Um gatilho é um lembrete de uma forte emoção, de uma dor emocional ou até mesmo de um trauma passado. Esse lembrete pode levar uma pessoa a sentir tristeza, raiva, medo, ansiedade ou pânico. Também pode fazer com que alguém tenha flashbacks.

Ter pensamentos positivos sobre si mesmo pode ajudá-lo a ter mais autoconfiança. Dessa forma, as pessoas se confortam e mostram compreensão, em vez de se repreenderem por se sentirem tão enfraquecidos pelas reações que um gatilho mostra.

O gatilho mental da autoridade é uma técnica de persuasão que funciona posicionando a marca como uma referência no mercado, de forma a transmitir mais credibilidade para o consumidor.

Além do despertar de memórias desagradáveis e traumas, a psicologia explica que os gatilhos também podem ser desencadeados por: Opiniões e valores contrários: quando nos identificamos fortemente com um tipo de crença, podemos encontrar dificuldade para tolerar crenças opostas.

Como usar o gatilho mental da curiosidade?

  1. Identifique a necessidade do seu cliente. Recapitulando: curiosidade acontece quando há uma lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber. ...
  2. Gere curiosidade para a solução. Até aqui, você já identificou a lacuna que você precisava. ...
  3. Utilize cases de sucesso.

Como sabemos, o gatilho mental da urgência relaciona-se a um prazo que estabelece até quando o produto ou serviço pode ser adquirido ou acessado. As estratégias de gatilhos mentais devem, portanto, ser adequadas ao público e ao objetivo que você quer atingir. Devem também estar sempre acompanhadas de bons conteúdos.

Além de compreender a origem do gatilho, compartilhar informações com familiares e amigos e procurar ajuda profissional especializada são boas maneiras de lidar e até mesmo superar o problema. “Não dá para viver fugindo de situações delicadas.

Tipos de ansiedade: conheça 6 tipos

  1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. ...
  2. Fobia social. ...
  3. Síndrome do Pânico. ...
  4. Agorafobia. ...
  5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  6. Estresse pós-traumático.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico. Porém, existem outros transtornos que são configurados como tipos de ansiedade.

5 tipos de ansiedade

  • Transtorno de Pânico. A sensação de medo e ameaça de morte é uma constante e se manifesta em sinais físicos como taquicardia, respiração ofegante e tontura. ...
  • Transtorno de ansiedade generalizada. ...
  • Fobia Social. ...
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo. ...
  • Transtorno de estresse pós-traumático.

Os gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto. Em outras palavras, são estímulos que agem diretamente no cérebro. Mas não se trata de hipnose ou algo do tipo, pois a base dos gatilhos mentais está na psicologia.

O que é gatilho
Gatilho é um termo utilizado no ramo da psicologia para denominar um estímulo emocional causado no cérebro, que ativa lembranças de traumas ou situações marcantes na vida de uma pessoa.

Na prática, o gatilho da escassez consiste no uso de frases como “últimas unidades” e “restam poucos itens no estoque”, que estimulam o comprador a se decidir rapidamente para aproveitar a oportunidade.

Um dos processos que mais ajuda na hora de lidar com os gatilhos emocionais é a ressignificação. Em resumo, você precisa se reconectar conscientemente com as questões que geraram os seus gatilhos, para então conseguir separar o que acontece hoje em sua vida daquele trauma passado.

Para aplicar o gatilho do medo da perda, você deve entender quais são os problemas que o seu produto ou serviço resolve e, principalmente, como esse problema afeta o negócio do seu cliente. É “tocando na ferida” e colocando em pauta os riscos da falta do seu produto ou serviço, que surgirá o medo da perda.