Quais são os 7 tipos de família?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Tipos de família

  1. Família nuclear e família extensa. A família nuclear é compreendida de forma restrita, composta por pelos pais e seu filhos. ...
  2. Família matrimonial. ...
  3. Família informal. ...
  4. Família monoparental. ...
  5. Família reconstituída. ...
  6. Família anaparental. ...
  7. Família unipessoal.

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.

A família dos dias atuais possui como premissas: o afeto e a dignidade da pessoa humana, e vai além de um meio familiar constituído pelo casamento e unido pela herança genética, agora, são os laços afetivos que determinam as relações familiares.

A família é resultado da matemática de Deus: dois se unem e se tornam um. Desta união surgem filhos, neto e assim uma grande família. A família é o sinal do favor de Deus sobre nós todos nós. Como escrito em Gênesis, família agrada os olhos de Deus, Ele viu que era bom.

Família vem de laços espirituais; parente se caracteriza por laços sanguíneos. As pessoas que mais amo no decorrer da minha existência formarão a minha família, mesmo que não tenham nada a ver com o meu sobrenome.

A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros. Entretanto, não se trata de um conceito rígido ou imutável.

A família nuclear, como o nome aponta, diz respeito aos membros que vivem em um mesmo núcleo familiar, ou seja, em um único lar. É o caso das famílias onde avós, pais, tios, primos e/ou outros membros moram juntos.

Quando a família é composta por pai, mãe e filhos, ela é chamada de “família nuclear”. Quando outros parentes, como avós ou tios, convivem com o casal e seus filhos, essa família é chamada de “família extensa”.

As famílias são responsáveis por garantir a saúde, segurança, educação e bem-estar geral das crianças e por ensinar-lhes valores e comportamentos sociais apropriados.

Uma família emocionalmente saudável é importante não só para a saúde mental dos adultos, mas também para fornecer melhores condições de desenvolvimento para as crianças e os adolescentes. Um convívio social pacífico no lar propicia a socialização, aumenta o desempenho escolar e o desenvolvimento cognitivo.

A família é importante na medida em que possibilita a cada membro constituir-se como sujeito autônomo. É o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando.

Os 4 grandes desafios da família

  1. TOLERAR AS DIFERENÇAS. Na vida íntima das famílias é importante maior investimento em afeto, tempo e atenção. ...
  2. PENSAR MUITO ANTES DE TOMAR DECISÕES. E quando os sentimentos se transformam em indiferença ou ódio? ...
  3. ENSINAR O RESPEITO. ...
  4. COMBATER A VIOLÊNCIA.

Assim, uma família moderna pode ser constituída pelos pais com filhos adotados e próprios, formada por pais que adotam os filhos da outra parte e mantém uma boa relação com os seus ex, etc. Embora se possam encontrar famílias modernas em todos os âmbitos, o mais habitual é residirem em cidades.

Hegel tem a família como o primeiro percurso para fazer a sua construção sobre a eticidade. Toda família possui e mantem um caráter privado, cada uma toma as decisões que são cabíveis para situações em que vivem, administram seus conflitos e se preocupam com o bem-estar de cada um de seus membros.

A primeira família que encontramos na Bíblia Sagrada é a de Adão e Eva, juntamente com seus dois filhos, Caim e Abel.

“Deus ordenou que os poderes sagrados de procriação sejam empregados somente entre homem e mulher, legalmente casados.” “Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender às suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros.”

A família é o melhor lugar para aprendermos a amar um ao outro da forma que o Pai Celestial ama cada um de nós. A Igreja de Deus existe para ajudar as famílias a obter bênçãos eternas. Cremos que a maior bênção que Ele nos dá é a capacidade de voltar a viver com Ele no céu junto com nossa família.

Segundo a psicóloga Beatriz Lima, “família tóxica ou disfuncional é aquela que frequentemente tem comportamentos não-saudáveis, como chacotas, mentiras, chantagens e manipulação, dando margem a sentimentos de angústia e sofrimento”.

Sejam seus pais, avós, tios ou primos, se convivem no mesmo lugar, eles são a sua família. Por outro lado nós temos os parentes, pessoas que dividem um grau de parentesco com você. Entretanto, não fazem parte da sua rotina e vida pessoal, sendo distantes na presença e até nas emoções.

Família Matrimonial: formada pelo casamento. Família Informal: formada pela união estável. Família Monoparental: qualquer um dos pais com seu filho (ex.: mãe solteira e seu filho). Família Anaparental: Sem pais, formadas apenas pelos irmãos.

Trata-se de classificação expressamente adotada pelo ECA. Família natural é o núcleo familiar composto pelo filho menor e, ao menos um dos pais consanguíneos. Diz-se natural, porque decorre da natureza: o genitor tem vínculo consanguíneo com o menor.