Quais são os 7 tipos de dificuldades de aprendizagem?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

Existem dificuldades circunstanciais/ocasionais (como a pandemia), dificuldades pessoais (problemas em casa, separação de pais, doença …), dificuldades físicas… São muitos os fatores que ajudam um aluno no processo de aprendizagem, e também são muitos os que desmotivam. Tristeza, medo, falta de atenção, preguiça, etc.

Quais são as principais causas da dificuldade de aprender? Há vários fatores que podem influenciar o aprendizado de um estudante. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo, tem como características a desatenção, a inquietude e a impulsividade — o que gera uma certa dificuldade de aprender.

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

Como vimos, a dificuldade de concentração pode ter diferentes causas, como depressão, Síndrome de Burnout, estresse, entre outros. Caso perceba algum sintoma relacionado ao problema, lembre-se de marcar uma consulta com um profissional especializado para que ele possa indicar o melhor tratamento para você!

Sinais de dificuldade de aprendizagem

  1. Você tem dificuldade de concentração. ...
  2. Você leva tempo para fazer cálculos. ...
  3. Você lê com muita dificuldade. ...
  4. Você demora para escrever com coerência. ...
  5. Você não se lembra das coisas com facilidade. ...
  6. Você apresenta dificuldades motoras.

Como iniciar um relatório individual do aluno? NOME DO(A) ALUNO(A), NASCIDO(A) EM XX/XX/XXXX, SÉRIE/ANO CICLO. Encontra-se no processo de alfabetização com muitas dificuldades mesmo com adaptação do currículo na leitura e escrita.

Verifique atentamente o comportamento da turma e, se possível, em quais disciplinas ela demonstra mais dificuldade. Com isso, é possível apontar sinais de desatenção e falta de concentração. É válido, inclusive, questionar-se se a metodologia utilizada tem sido ou não eficaz em sala de aula.

3. Comportamentos de dispersão. Dentro da sala de aula é possível verificar se em tarefas que exigem concentração, o aluno manifesta sinais de estar disperso, divagando e com inquietação.

5 sinais para identificar TDAH:

  1. Desatenção. A criança se distrai facilmente. ...
  2. Agitação incontrolável. Crianças hiperativas não conseguem ficar quietas. ...
  3. Dificuldade de compreender instruções. Se a criança não entender as orientações da primeira, segunda e terceira vez, acredita-se que ela possa ser hiperativa. ...
  4. Ansiedade.

Os tratamentos sugeridos podem ser por meio de:

  1. Intervenção psicopedagógica;
  2. Intervenção fonoaudiológica;
  3. Programas educativos especiais;
  4. Medicamentos (para casos mais acentuados).

Aprenda como ajudar a criança com dificuldades na leitura

  1. Comece cedo. ...
  2. Faça da leitura um hábito. ...
  3. Brinque de encontrar palavras. ...
  4. Atribua tarefas que envolvam a leitura. ...
  5. Grave a criança lendo. ...
  6. Identifique as maiores dificuldades. ...
  7. Ensine a separar as sílabas.

Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde.

As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são: Dificuldades na leitura, ortografia, escrita ou matemática. Dificuldade em entender e seguir regras e instruções. Memória prejudicada.

Além de alterações de humor, os portadores de TDAH podem perder o interesse rapidamente pelas coisas e precisam de novidades para se sentir estimulados, revelando uma mistura de incapacidade em manter-se com energia e disposição suficientes para sustentar algo, ainda enfrentando a inquietude própria do transtorno.

Um diagnóstico de TDAH leva tempo
TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

O médico avalia o paciente por meio de um histórico clínico detalhado, onde observa aspectos do comportamento, fala, humor, atenção, entre outros. O psiquiatra também pode complementar o diagnóstico com testes, questionários e conversas com o paciente e/ou familiares.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

Algumas diferenças entre dislexia e TDAH:
Na dislexia, há a dificuldade na memorização de atividade verbal (letras, palavras e números). Já no TDAH, a criança apresenta apenas a dificuldade na memorização não verbal (espacial); A criança com dislexia não consegue também memorizar canções e perceber rimas.

A dislexia é considerada um distúrbio de aprendizagem, sendo que seu principal sintoma é a dificuldade para ler e/ou escrever. O disléxico tem uma maior dificuldade para relacionar corretamente letras e sons, assim como formar ou escrever palavras na ordem ideal das sílabas.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos entre pais e educadores. Além da dificuldade de concentração em sala de aula e de fazer tarefas e trabalhos escolares, a criança exibe mudanças comportamentais.