Quais são os 7 tipos de capacidade física?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

Orientação, equilíbrio, ritmo, adaptação, acoplamento ou sincronização, reação e diferenciação fazem parte desse tipo de capacidades físicas.

Além de resistência cardiovascular, contamos com mais seis capacidades físicas, que são: resistência muscular localizada; força; flexibilidade; agilidade; velocidade e equilíbrio.

Obviamente, quando analisamos um individuo correr, reparamos que algumas capacidades físicas têm maior destaque: Velocidade e resistência. Entretanto, outras capacidades estão sendo utilizadas com grande relevância também.

As capacidades motoras são componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

Nos movimentos executados nas atividades práticas, são desenvolvidas as seguintes capacidades físicas: força muscular, equilíbrio e velocidade.

- Definições: equilíbrio é a capacidade de manter o corpo estável no espaço (importante para ficar em pé, andar, correr, movimentar, ao realizar os diversas práticas corporais); flexibilidade é quando há uma amplitude grande de movimentos (sua importância tem relação à saúde das pessoas, aos esportes e ainda evita que ...

Podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida: Os elementos que constituem as capacidades físicas são: AGILIDADADE, COORDENAÇÃO MOTORA, EQUILÍBRIO, FLEXIBILIDADE, FORÇA, RESISTÊNCIA E VELOCIDADE.

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).

Devemos observar que existem diferenças entre capacidade motora e habilidade motora. Capacidade refere-se às qualidades físicas de uma pessoa, um potencial, definido geneticamente, que pode ser atingido ou não. Enquanto que habilidade refere-se a uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida.

– Ritmo: é a habilidade de realizar movimentos de forma repetida e ordenada com fluência harmoniosa no tempo. – Equilíbrio: é a aptidão para sustentar um corpo em sua postura, sem variar sua posição, contra a gravidade.

A atividade física também tem a ver com a aptidão física, que diz respeito à capacidade que uma pessoa tem de executar, com o mínimo de esforço possível, tanto atividades físicas consideradas mais simples, do cotidiano, quanto atividades estruturadas, como exercícios físicos e esportes.

Força: É a capacidade física que permite que um músculo, ou grupo de músculos, produza tensão e vença uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. Pode ser de três tipos: Força Dinâmica, Força Estática e Força Explosiva.

As capacidades físicas são qualidades físicas corporais, próprias de cada indivíduo para a realização dos movimentos. São qualidades que podem ser melhoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.

Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional. A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono. As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo. A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.