Quais são os 7 Reinos dos Exus?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Cada Reino é composto por nove povos de Exu, sendo que cada povo é comandado por um Exu Chefe.

  • Reino das Encruzilhadas. ...
  • Reino dos Cruzeiros. ...
  • Reino das Matas. ...
  • Reino da calunga Pequena (Cemitério) ...
  • Reino das Almas. ...
  • Reino da Lira. ...
  • Reino da Praia.

INTRODUÇÃO EXU REI DAS SETE ENCRUZILHADAS Denominado naturalmente a Terceira Pessoa de Lúcifer, sendo EXU REI DAS 7 ENCRUZILHADAS um dos mais, evocados nos trabalhos de Umbanda e Quimbanda, exercendo portanto a função de perfeito vigilante e trabalhador nos trabalhos de, Magia Branca e Magia Negra.

A Quimbanda é identificada por trabalhar com entidades consideradas de esquerda dentro da Umbanda, ou seja, Exus e Pombas Giras, por vezes, consideradas entidades com alto poder para magias. Essas entidades são tidas como mensageiros entre os homens e as divindades.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Mas, Oxum também é a "Senhora do Ouro", deusa da riqueza e da prosperidade, e traz muita sorte para quem pede suas bênçãos. As preces e oferendas para Oxum costumam ser feitas em cachoeiras, rios e fontes de água, pois ela é Orixá das águas doces.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

A história da calunga (boneca) que pertence aos dois grupos do Maracatu Estrela Brilhante (Recife e Igarassu) e que durante 30 anos ficou sob a posse da antropóloga Katarina Real, quando se deu a divisão. Katarina, para evitar brigas, decidiu doar a boneca ao Museu do Homem do Nordeste em 1996.

A falange dos Caveiras é regida por Exu Caveira.

Chefiado por Exu Rei das Sete Encruzilhadas e Pombagira Rainha das Sete Encruzilhadas, governa todas as passagens dos Exus que ali trabalham. Sua função principal é abrir os caminhos para os outros Guias chegarem e também para os filhos e fregueses.

Não demorou muito a querida rainha foi envenenada pelo seu atual marido que logo após se titulou o Rei e começou a governar a corte da pior maneira possível.

Maria Padilha, também conhecida por dama da madrugada, rainha da encruzilhada, senhora da magia, é uma falange/ou agrupamento de pombajiras/ou inzilas (em quimbundo: pambu ia-njila , lit. "encruzilhada") pertencente ao sincretismo das religiões afro-brasileiros umbanda e da quimbanda.

Os representantes da quimbanda são os exus e as pombas-giras, referidos habitualmente, nos terreiros afro-brasileiros, como o povo da rua.

Os Exús de lei são conscientes das suas obrigações espirituais dentro de uma casa umbandista. Eles atendem as ordens superiores e respeitam o karma de todas as pessoas. É claro que um Exú de lei já foi um dia um Exu pagão, mas em dado momento encontrou a Lei da Umbanda e passou a seguir o caminho do bem.

O Centro Espirita de Umbanda Exu Tata Caveira está localizado na aldeia Japuara do povo Anacé. Este espaço é destinado ao culto da umbanda sagrada onde realizamos trabalhos de cura, banho de ervas, rodas de cachimbo, roda de conversa sobre tarologia, medicina tradicional e rezas.

Exu Lálú é representado pelo igbá funfun (cabaça branca).

Omolu

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Passar pela Ritualística da Cura é receber ou renovar com o Exu Sr. Tranca Ruas das Almas, as energias internas que deixam a matéria equilibrada e protegida, cabendo a cada médium ou consulente entender ou saber preservar esse recebimento.

Ele é o primogênito da criação e o mensageiro dos orixás, quem abre e fecha os caminhos, portanto senhor das encruzilhadas, portador da fortuna ou do infortúnio. Exú é representado como um ser impulsivo e de fácil comunicação, sabe envolver com palavras sendo irreverente e satírico.

Mojubá Leitores, espero que esse texto tenha ajudado! Exu do Ouro é Mojubá!