Quais são os 7 pronomes pessoais?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

1. Pronome pessoal

Pessoas VerbaisPronomes do Caso RetoPronomes do Caso Oblíquo
1ª pessoa do singulareume, mim, comigo
2ª pessoa do singulartute, ti, contigo
3ª pessoa do singularele, elao, a, lhe, se, si, consigo
1ª pessoa do pluralnósnos, conosco

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

Pronomes. Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.

De acordo com a função que exercem, os pronomes são classificados em:

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Pronomes pessoais do caso reto

  • eu (1.ª pessoa do singular)
  • tu (2.ª pessoa do singular)
  • ele/ela (3.ª pessoa do singular)
  • nós (1.ª pessoa do plural)
  • vós (2.ª pessoa do plural)
  • eles/elas (3.ª pessoa do plural)

Os pronomes pessoais são aqueles que se referem diretamente às três pessoas do discurso, seja no singular ou plural (Eu, Tu, Ele, …). Contudo, há vários casos em que desempenham diferentes papéis sintáticos, portanto há diferentes tipos de pronomes pessoais.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Nessa atividade vamos conhecer os Pronomes Pessoais. Leia com atenção o quadro: Os pronomes o, a, os, as, têm também as formas lo, la, los, las, no, na, nos, nas.

Tipos de pronomes. Existem seis tipos de pronomes: pessoais (retos, oblíquos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Os pronomes pessoais também podem se apresentar de formas distintas, a depender do seu número gramatical – singular ou plural -, gênero gramatical, caso gramatical, e formalidade. Além disso, se dividem em pronomes pessoais do caso reto e pronomes pessoais do caso oblíquo.

Eles podem substituir os substantivos em uma oração ou serem usados como complemento. Os pronomes podem ser: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos e de tratamentos.

Pronome é a classe de palavras que substitui ou acompanha o substantivo, podendo também retomá-los ou referir-se a eles em uma frase. Exemplos: "Eu vi o gato na rua, ele era preto" "Minha carne é de carnaval"

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

Pronome: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas.

A colocação pronominal é a posição ocupada pelos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. Os pronomes pessoais oblíquos átonos podem ser posicionados antes, depois e no meio do verbo. O pronome pessoal é do caso reto quando tem função de sujeito na frase.

O que é pronome? Para o gramático Domingos Paschoal Cegalla, pronomessão palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso”. Já para o gramático Luiz Antonio Sacconi, pronomeé a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), em relação às pessoas do discurso”.