Quais são os 7 princípios utilizados no APPCC?

Perguntado por: elancastre5 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Plano APPCC - 7 Princípios

  1. 1 - Identificação dos Perigos. ...
  2. 2 - Determinação dos Pontos Críticos. ...
  3. 3 - Estabelecimentos dos Limites Críticos. ...
  4. 4 - Estabelecimento dos procedimentos de monitoramento. ...
  5. 5 - Estabelecimento das Ações Corretivas. ...
  6. 6 - Procedimentos de Verificação. ...
  7. 7 - Sistema de Registros.

Princípio 4: Estabelecimento de procedimentos de monitorização. O primeiro passo é determinar o que monitorar, quando, como e quem será o responsável, que deverá ser treinado e capacitado para esta tarefa.

Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Padrão de Higienização Operacional (PPHO) são Programas Pré-requisitos (PPRs) para implementação do sistema APPCC, sendo, em função disto, etapa inicial na adoção de sistemas de garantia de qualidade na indústria de alimentos.

A sigla APPCC significa – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – trata-se de um sistema baseado na prevenção de perigos. Foi uma ferramenta encomendada pela NASA, nos Estados Unidos, a fim de manter a segurança e a qualidade dos alimentos servidos para os seus astronautas, no espaço.

APPCC significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle e é um sistema baseado na prevenção de riscos, voltado para a produção de alimentos. A ideia é que boas práticas sejam implementadas nesses processos para reduzir e controlar alguns perigos, que podem ser químicos, físicos ou biológicos.

Quais são os pontos críticos de controle? Um ponto crítico de controle é qualquer etapa produtiva que ofereça riscos de contaminação aos alimentos, e por isso deve ser reduzida a níveis aceitáveis. Caso não seja feita corretamente, ela poderá colocar em risco a saúde de quem consumir o alimento.

O sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC é um sistema preventivo que busca a produção de alimentos inócuos e seguros. Está embasado na aplicação de princípios técnicos e científicos, desde a sua produção e manejo até a chegada na mesa do consumidor.

As Boas Práticas de fabricação, adotadas como pré-requisito do Sistema APPCC, são capazes de controlar muitos dos perigos identificados (Pontos de Controle – PC), porém, aqueles que não são controlados (total ou parcialmente) através dos programas de pré-requisitos devem ser considerados pelo Sistema APPCC.

III A APPCC pode ser aplicada somente na produção primária e no consumo final e sua implementação deve ser guiada por evidências científicas de riscos à saúde humana.

O coordenador lidera o programa de segurança de alimentos de uma organização para desenvolver seu plano APPCC, implementar e manter o sistema APPCC.

O primeiro passo para criar um plano APPCC é reunir uma equipe multidisciplinar — engenheiros, chefes de produção, técnicos de higiene e segurança no trabalho, microbiólogos e técnicos de controle de qualidade. Pode ainda procurar consultoria externa sobre potenciais perigos biológicos, químicos e físicos.

Boas Práticas de Produção são orientações que buscam a sustentabilidade econômica da atividade, garantindo segurança do produto, da preservação ambiental, do bem-estar animal e do produtor.

Conhecimento íntimo do processo: a equipe do APPCC precisa conhecer o processo de fabricação, por isso a necessidade de uma equipe multidisciplinar e participativa é tão importante.

Segundo o MAPA, o sistema APPCC apresenta como benefícios a prevenção nas operações do processo de industrialização, atenção prioritária para os pontos críticos de controle, a garantia de alimentos seguros e oportunidades de aumentar a produtividade e competitividade da indústria (BRASIL, 1998).

Os perigos contemplados no Sistema APPCC são: perigos físicos, químicos e biológicos.

Atuando em todos os elos da cadeia produtiva, o sistema de APPCC é a maneira mais efetiva para prevenir contaminações na indústria de alimentos, sejam elas microbiológicas, químicas ou físicas, pois por meio do APPCC é possível determinar onde uma contaminação pode ocorrer e quais as ações necessárias para evitá-la.

HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point) ou em português APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) nada mais é do que um sistema de segurança para alimentos.

O sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) tem por objetivo a garantia, efetividade e eficácia do controle dos perigos de natureza biológica, química ou física à produção de alimentos. 7. Estabelecimento de procedimentos de verificação.

APPCC é a sigla para “Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle”, ou em inglês, HACCP, Hazard Analysis of Critical Control Point. Um programa criado pela Pillsbury Company em 1959 para cumprir as exigências da NASA para o fornecimento de alimentos aos tripulantes de viagens espaciais.

O perigo é definido como contaminação inaceitável de natureza biológica, química ou física que possa causar danos à saúde ou à integridade do consumidor.

Segundo Wurlitzer (1998), a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, orienta sobre como levantar os perigos (biológicos, químicos e físicos) significativos que podem ocorrer na produção de um determinado alimento em uma linha de processamento, e controlá-los, nos Pontos Críticos de Controle (PCC), ...