Quais são os 7 princípios da responsabilidade social?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Princípios da responsabilidade social

  1. Accountability. ...
  2. Transparência. ...
  3. Comportamento ético. ...
  4. Respeito pelos interesses das partes interessadas. ...
  5. Respeito pelo estado de direito. ...
  6. Respeito pelas normas internacionais de comportamento. ...
  7. Respeito pelos direitos humanos.

Tipos de responsabilidade social

  • Responsabilidade Social Empresarial. ...
  • Responsabilidade Social Corporativa. ...
  • Responsabilidade Social Ambiental (RSA) ...
  • Responsabilidade Social Individual.

Pode-se dizer que a responsabilidade social empresarial tem três pilares, a saber: desenvolvimento e apoio social, econômico e ambiental.

A ABNT NBR 16001 estabelece requisitos mínimos relativos a um sistema de gestão da Responsabilidade Social, permitindo à organização formular e implementar uma política e objetivos que levem em conta as exigências legais, seus compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania e do desenvolvimento ...

ISO 26000 - A norma para Responsabilidade Social
Nesse sentido, a ISO 26000 fornece orientação sobre como empresas e organizações podem operar de maneira socialmente responsável. Isso significa agir de maneira ética e transparente que contribua para a saúde e o bem-estar da sociedade.

São eles: a) princípio da função social do contrato; b) princípio da boa-fé objetiva; c) princípio da equivalência material do contrato.

Convidar e incentivar seus funcionários a visitarem orfanatos e asilos é outro bom exemplo de responsabilidade social para empresas. Nessas visitas, vocês podem levar alimentos e materiais necessários para higiene pessoal e conservação do local, ou ainda propor atividades recreativas para alegrar o dia dos moradores.

O princípio responsabilidade é um conceito do filósofo contemporâneo Hans Jonas que representa uma ética normativa — aponta uma maneira de agir frente às questões ambientais e técnicas que urgem serem discutidas em nossa sociedade.

Pode-se dizer que a responsabilidade social empresarial tem três pilares: desenvolvimento e apoio social, econômico e ambiental. As ações devem ter também os valores da empresa e estarem alinhados com a cultura organizacional.

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um conjunto de ações cujo objetivo é melhorar o ambiente e a comunidade ao redor da empresa. Assim, ela tem como intuito capacitar e inspirar as pessoas, trazendo novas oportunidades de negócios para os públicos.

A RSC, conforme literatura especializada, é aplicada especialmente nas grandes organizações. Envolve preocupações com os funcionários ou o ambiente de negócios. A RSE abrange um campo mais amplo, preocupando-se com a qualidade de vida de todos os usuários do espaço interno da empresa.

A responsabilidade social atua em dois níveis: o interno, que engloba os funcionários e as pessoas que estão diretamente envolvidas na empresa, e o nível externo que engloba as pessoas que estão indiretamente ligadas à organização, como por exemplo a sociedade em geral e a comunidade em que a empresa está inserida.

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.

Pilar Social
Quando uma empresa ou produtor consegue atingir um equilíbrio e se tornar sustentável sob o ponto de vistal social, é indicativo de que ele considera o capital humano na forma de saúde, habilidades e educação, assim como adota medidas amplas de saúde da sociedade e do potencial de criação de riqueza.

Ações voltadas às áreas de saúde, assistência social, cultura, fomento à educação e à moradia, dentre outros, são exemplos de responsabilidade social. Estas podem ser voltadas tanto para o público interno, quanto para o externo, bem como para a comunidade na qual a empresa está inserida.

O papel da norma SA 8000 – Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, no contexto social das organizações

  • Trabalho Infantil;
  • Trabalho Forçado;
  • Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Discriminação;
  • Práticas Disciplinares;
  • Liberdade de Associação e Direito à Negociação Coletiva;
  • Horário de Trabalho;
  • Salário.

A sigla ISO vem do inglês que significa International Organization for Standardization (em português, Organização Internacional para Padronização), e ela é uma fundação voltada para a normatização e padronização, que se originou em 1947, em Genebra, na Suíça.