Quais são os 7 princípios contábeis?

Perguntado por: opereira8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Art. 3º São Princípios Fundamentais de Contabilidade: I) o da ENTIDADE; II) o da CONTINUIDADE; III) o da OPORTUNIDADE; IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; VI) o da COMPETÊNCIA; e VII) o da PRUDÊNCIA.

Em outras palavras, os princípios contábeis são normas que dispõem sobre qualquer registro contábil, cujo regramento pode ser utilizado seja na medição do patrimônio das organizações públicas ou privadas ou para atender os interesses coletivos e particulares de sócios e acionistas.

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são: Princípio da Entidade; Princípio da Continuidade; Princípio da Oportunidade; Princípio do Registro pelo Valor Original; Princípio da Atualização Monetária; Princípio da Competência; Princípio da Prudência.

Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Princípio da entidade
Exemplo de violação de tal princípio ocorre quando o proprietário de determinada empresa adquire, com o patrimônio desta, automóvel para sua utilização pessoal.

Resposta: Flexibilidade. Explicação: Flexibilidade não é um principio contábil e sim facilidade e ligeireza de movimentos; agilidade, elasticidade, elegância.

§ 1º O Princípio da PRUDÊNCIA impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Os princípios da contabilidade são um conjunto de normas gerais que delimitam a aplicação das Ciências Contábeis. Elas representam a essência das doutrinas e teorias contábeis, que regem a atuação dos profissionais de contabilidade.

Os princípios contábeis servem para guiar o exercício da contabilidade e padronizar operações. Além disso, facilitam a atividade de contabilidade no Brasil. Isso porque dão uma visão ampla das normas básicas.

Finalmente, o princípio da materialidade refere-se à necessidade de as demonstrações financeiras deverem evidenciar devidamente todos os elementos relevantes, tendo em conta designadamente os utilizadores da informação contabilística.

De forma resumida, relatórios contábeis são documentos que trazem informações apuradas pelo setor de contabilidade de uma empresa. Ele compreende dados como despesas, recebimentos, registros como custos, e impostos diversos.

A escrituração contábil é o registro do conjunto de lançamentos contábeis de uma empresa, feito de forma cronológica e especificando a origem de todos os fatos que aconteceram na companhia. A escrituração contábil é muito importante para controlar o patrimônio da empresa, e é um dos pilares do planejamento tributário.

O Princípio da Atualização Monetária foi integrado ao Princípio do Registro pelo Valor Original, criando um só princípio que rege as questões relacionadas à variação do valor de uma moeda. Hoje, com o avanço da contabilidade e da tecnologia, os profissionais da contabilidade têm estudado a criação de novas regras.

Refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

Contas patrimoniais
São aquelas em que registramos os bens, direitos e obrigações. Poderão ser ativas, quando representam bens e direitos, ou passivas, quando representam obrigações.

LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964
Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

Segundo Marion (1982) os princípios surgiram através da necessidade de se padronizar a forma pela qual se prepara e interpreta os relatórios contábeis, pois se cada contador adotasse critérios próprios para se elaborar os relatórios contábeis, os usuários da contabilidade não teriam condições de fazer uma interpretação ...

A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros, inicialmente aos bens familiares, ao registro de rebanhos e se estende com o tempo a necessidade do comércio.