Quais são os 7 pilares para impulsionar a qualidade de vida?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Denominam "Os Sete Pilares da Qualidade de Vida" elementos do cotidiano que devem ser avaliados com cautela e, quando necessário, reformulados em sua estrutura. São eles: Alimentação, Atividade Física, Sono, Trabalho, Afetividade, Sexualidade e Lazer.

Foi ele quem criou os sete pilares da qualidade que a gestão em Saúde deve ficar atenta de modo a garantir a excelência dos serviços prestados ao paciente:

  • Eficácia;
  • Efetividade;
  • Eficiência;
  • Otimização;
  • Aceitabilidade;
  • Legitimidade;
  • Equidade.

Os pilares da Qualidade Total são características que uma empresa deve ter para atingir esse elevado grau de competência em todos os seus processos.

O bem-estar físico; O bem-estar mental; O bem-estar psicológico; O bem-estar emocional.

1. Alimentação saudável. Os alimentos são a fonte de energia de que precisamos para realizar nossas atividades diárias e abastecer a demanda nutricional exigida por nosso corpo.

Qualidade de vida é um parâmetro amplo, que passa por áreas como lazer, gastronomia, entretenimento, capacidade de consumo, socialização, saúde, educação e segurança pública. Trata-se, assim, de uma sensação de prazer que deriva também (mas não somente) de um bem-estar civilizatório proporcionado pelo Estado.

Os 7 (sete) princípios da qualidade garantem que as organizações estejam preparadas para criar continuamemente valor para suas partes interessadas. Com esses sete elementos fundamentais como base sólida, a implementação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade será muito mais simples.

Quais são os 7 princípios da gestão de qualidade

  • Princípio 1: Foco no cliente.
  • Princípio 2: Liderança.
  • Princípio 3: Envolvimento das pessoas.
  • Princípio 4: Abordagem de processo.
  • Princípio 5: Tomada de decisão baseada em evidência.
  • Princípio 6: Melhoria contínua.
  • Princípio 7: Gestão de Relacionamento.

As 7 Ferramentas da Qualidade

  • Fluxograma. O fluxograma é um diagrama que expressa um determinado processo, ou fluxo de trabalho, de forma sequencial, gráfica, simples, objetiva e direta. ...
  • Cartas de controle. ...
  • Diagrama de Ishikawa. ...
  • Folha de verificação. ...
  • Histograma. ...
  • Diagrama de Dispersão. ...
  • Diagrama de Pareto.

No final do século passado, Avedis Donabedian estabeleceu como sete os atributos dos cuidados de saúde que definem a sua qualidade: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

Quais os pilares da gestão da qualidade?

  • foco no consumidor;
  • liderança;
  • gerenciamento de relacionamentos;
  • melhoria contínua;
  • envolvimento da equipe;
  • gerenciamento de processos;
  • abordagem sistêmica;
  • relacionamento positivo.

Ao arquitetar soluções de tecnologia, se você negligenciar os seis pilares (excelência operacional, segurança, confiabilidade, eficiência de desempenho, otimização de custos e sustentabilidade), poderá ser um desafio criar um sistema que atenda às suas expectativas e exigências.

Os cinco determinantes da qualidade em serviços apresentados neste trabalho são: confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangibilidade.

Esse índice baseia-se nos parâmetros de saúde, educação e renda para avaliação de desenvolvimento.

O conceito de qualidade e vida é muito subjetivo e dinâmico, ou seja, varia de pessoa para pessoa e pode mudar ao longo da vida, com as vivências e experiências. Mas, de maneira geral, podemos dizer que a qualidade de vida compreende três aspectos subjetivos: o ser, o pertencer e o tornar-se.

Qualidade de vida indica o nível das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem desde o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, a educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

A vida poderia ser dividida em seis áreas fundamentais: Saúde-Física, Intelectual, Socio-afetiva, Profissional, Espiritual e Econômica-financeira. Essas áreas são como estruturas que possuem várias ramificações e seu equilíbrio pode fazer com que a vida seja mais agradável e feliz.

A saúde é o elemento principal de uma vida plena e feliz. Conseguir fazer exames regularmente, tratar doenças que possam aparecer eventualmente e ter acesso a bons médicos e hospitais são fatores que influenciam diretamente no quesito qualidade de vida.