Quais são os 7 períodos da história?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Divisão da História

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Pré-História.
  • Idade Antiga.
  • Idade Média.
  • Idade Moderna.
  • Idade Contemporânea.

A divisão da História é um método usado para separar a história da humanidade em períodos cronológicos com características em comum. A historiografia utiliza critérios para dividir os períodos.

São eles:

  • Idade Antiga.
  • Idade Média.
  • Idade Moderna.
  • Idade Contemporânea.

A Idade Contemporânea é o atual período da história e teve seu início com a queda da Bastilha, evento que aconteceu em 14 de julho de 1789 e deu início à Revolução Francesa.

Uma linha do tempo tem por objetivo marcar os principais fatos e acontecimentos mostrados em uma sequência linear, de acordo com a data dos acontecimentos. As linhas do tempo podem marcar períodos de alguns anos ou milhões de anos e ainda, marcar a evolução de diversos tipos de acontecimentos. humana!

Na civilização oriental, os povos mais estudados e que tiveram maior impacto na sociedade são os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas. Já na civilização ocidental, os destaques são para gregos e romanos. Mas, vale destacar que esses não eram os únicos povoados que compunham civilizações antigas.

A Pré-História é dividida em Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais. O ser humano da Pré-História teve que se adaptar ao meio ambiente para sobreviver, transformando-se, ao longo do tempo, de nômade caçador a sedentário agricultor.

A periodização tradicional divide a História do Brasil normalmente em quatro períodos gerais: Pré-Descobrimento (até 1500), Colônias (1500 a 1822), Império (1822 a 1889) e República (de 1889 aos dias atuais).

Paleolítico: de 2,6 milhões de anos atrás até 10.000 a.C. Mesolítico: entre 13.000 a.C. e 9000 a.C. Neolítico: entre 10.000 a.C. e 3000 a.C.

A Idade Média é dividida em dois períodos. O primeiro período é o da Alta Idade Média, compreendido entre os séculos V ao XI, e o segundo é o da Baixa Idade Média, ocorrido entre os séculos XII ao XV.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

O período que define a Idade do Ferro é estabelecido pelo primeiro surgimento que se tem acesso de sociedades com conhecimento do manuseio do ferro, datado de 1200 anos a.C., ou seja, no século XII a.C., nas regiões do Oriente Próximo e do Sudeste da Europa.

Nós seres humanos temos duas idades: a idade cronológica e a idade biológica. Um é apenas um marcador de tempo, como um hodômetro, cada dia, semana, mês e ano que passa é contabilizado e não é possível voltar atrás, quiçá recuperá-lo.

Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da história, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a Queda da Bastilha, em 14 julho de 1789, até os dias atuais.