Quais são os 7 pecados da Igreja?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc. O surgimento e propagação aconteceram através da Igreja Católica durante a Idade Média, no século VI.

Os sete pecados capitais já foram oito. O oitavo era a Melancolia, entendida no sentido da tristeza profunda, aquela que pode acabar em suicídio, atentando contra a “obra de Deus”.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o pecado é uma falta cometida contra a razão, a verdade e a consciência reta. É uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo. Foi definido como “uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna” (§1849).

Soberba

1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade.

[ Religião ] O que macula a consciência até ser perdoado.

O pecado da luxúria é o excesso de busca insaciável pelos prazeres carnais, sexualidade extrema. Excesso de pulsão que visa contornar o incontornável, para tapar uma insatisfação funcional básica. É a procura da compensação, pela via da avidez, com relação a uma insatisfação sexual.

Nossa proposta será falar um pouco de cada um dos 7 pecados capitais já conhecidos, com inicial maiúscula para lhes dar a devida relevância: Soberba (1), Avareza (2), Inveja (3), Ira (4), Luxúria (5), Gula (6) e Preguiça (7); e, como comentamos, adicionaremos mais 2: Egoísmo (8) e Ciúme (9).

Resposta. Explicação: O termo pecado é comumente utilizado em um contexto religioso judaico-cristão para descrever qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada de leis divinas.

“Por exemplo, não é adequado um casal sem o Sacramento do matrimônio compor a Pastoral da Catequese. O mesmo ocorre com o Sacramento da Eucaristia. Para receber dignamente o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, não se pode estar em pecado grave.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.

Avareza

Avareza. O último dos 7 pecados capitais do nosso texto de hoje é a Avareza. Ela está ligada a questões monetárias, onde tudo gira em torno de dinheiro. Mas mais do que isso, é quando os bens materiais estão acima de qualquer bem imaterial.

Basta dar uma olhada nos passos a passo abaixo.

  1. 1) EXAME DE CONSCIÊNCIA. ...
  2. 2) ARREPENDIMENTO. ...
  3. 3) DECLARAÇÃO DOS PECADOS. ...
  4. 4) ABSOLVIÇÃO. ...
  5. 5) PENITÊNCIA. ...
  6. 6) NO DIA DA CONFISSÃO. ...
  7. 7) ESCUTE A ORIENTAÇÃO DO PADRE Após a orientação do padre, reze o ato de contrição. ...
  8. 8) ABSOLVIÇÃO E PENITÊNCIA.

Gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba. O que será que os conhecidos 7 pecados capitais têm a ver com o sucesso ou o insucesso profissional?

O que é Blasfêmia:
Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.

Por fim, a explicação acima em torno da passagem de Mateus se aplica igualmente bem a Lc 12,10: “Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito santo não será perdoado.”.

Fornicação, substantivo feminino, significa «ato de fornicar; prática sexual, coito, esp. com prostitutas». Em religião, é «ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).