Quais são os 7 patrimônios?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O que são Patrimônios Naturais da Humanidade?

  1. Fernando de Noronha/PE e Atol das Rocas. ...
  2. Floresta Amazônica. ...
  3. Parque Nacional do Iguaçu/PR. ...
  4. Pantanal. ...
  5. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas/GO. ...
  6. Costa do Descobrimento/BA. ...
  7. Reservas da Mata Atlântica do Sul e Sudeste.

São 7 áreas que ostentam o título no Brasil: Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Anavilhanas, Pantanal, Áreas Protegidas do Cerrado (Chapada dos Veadeiros e das Emas), Mata Atlântica do Sudeste e Parque Nacional de Monte Pascoal.

São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa-Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajapi, o Frevo, o Círio de Nazaré e a Roda de Capoeira.

Atualmente, o país conta com 22 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo seu valor excepcional e universal para a cultura da humanidade. Dos 22 sítios do Patrimônio Mundial no Brasil, 14 são culturais, um misto (Paraty) e sete naturais.

Exemplos de patrimônio material

  • obras de arte, como pinturas, esculturas e gravuras;
  • museus, edifícios, igrejas e catedrais;
  • fotografias, documentos e livros;
  • roupas e elementos de vestuário.

1 – Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais. Foi o primeiro que recebeu o título entre os outros 12 Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil.

7 patrimônios naturais do Brasil que você precisa conhecer

  • Região central da Floresta Amazônica. ...
  • Parque Nacional do Iguaçu (Paraná) ...
  • Pantanal (Mato Grosso/Mato Grosso do Sul) ...
  • Parques nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (Goiás)

Amazônia

Hoje é celebrado o Dia da Amazônia: o patrimônio natural mais valioso do mundo. Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, nossa Amazônia é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente e do clima do planeta Terra.

Exemplos de Patrimônio Arqueológico Brasileiros
Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí; Gravuras pré-históricas em São Mateus do Sul, no Paraná.

O patrimônio público é um conjunto de bens, direitos e valores que são compartilhados por toda a população de um país, estado ou município. Dentro disso, estão incluídos bens materiais, como edifícios que sediam serviços públicos, escolas, postos de saúde, praças, monumentos, entre outros.

Patrimônio cultural são bens materiais ou imateriais que formam a identidade de um povo e ajudam a contar a sua história. Bens materiais podem ser edifícios, monumentos, obras de arte; e os bens imateriais, são elementos como a dança, a música.

Patrimônio, tanto no âmbito legal quanto econômico, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações que tem algum valor financeiro, seja para pessoas físicas, seja para empresas. Em outras palavras, é tudo o que alguém possui e deve. Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos.

O forró foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Constitui patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e ...

Sob a tutela do Iphan, os bens tombados se subdividem em bens móveis e imóveis, entre os quais estão conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos.

A Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 216, ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, substituindo a nominação Patrimônio Histórico e Artístico, por Patrimônio Cultural Brasileiro.

A lista da Unesco conta, atualmente, com 1.121 lugares declarados como Patrimônio Mundial da Humanidade. Eles estão localizados em 167 países diferentes.