Quais são os 7 Oguns?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Qualidades de Ogum na Umbanda:

  • Ogum Matinata.
  • Ogum Beira-Mar.
  • Ogum de Lei Ogum Yara.
  • Ogum Malê ou Malei.
  • Ogum Megê
  • Ogum Rompe-Mato.
  • Ogum Sete-Espadas.
  • Ogum Sete-Ondas.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

São falangeiros de Ogum vibrando com a irradiação de outros Orixás que entregam uma característica cada um. Ogum Matinata: É a linha mais pura de Ogum, sendo chamado por Ogum Guerreiro. Este falangeiro vibra originalmente na linha de Ogum sem cruzamentos.

Qualidades de Ogum na Umbanda:
Ogum de Lei Ogum Yara. Ogum Malê ou Malei. Ogum Megê Ogum Rompe-Mato.

O “Centro Espírita de Umbanda Pai Ogum 7 Espadas” foi fundado na década de 60 pela saudosa Guilhermina da Silva. “Vó Guilhermina”, como era conhecida, iniciou seu desenvolvimento espiritual no Centro da Irmã “China”, com o caboclo Pai Ogum 7 Espadas.

Seus números para sorte: 1, 7 e 11. Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho.

Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

São conhecidos por serem briguentos e encrenqueiros. São pessoas com forte poder de liderança, competitivos que detestam perder e que gostam de comprar uma briga com os amigos. Com cabeça quente, costumam irritar-se facilmente. Apesar de seu temperamento difícil, têm um forte sentido de honra e respeito pelos outros.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

O Caboclo Ogum das Matas, também conhecido por Senhor das Matas, é uma grandiosa entidade da Umbanda. É um Caboclo que vem originalmente na linha do Orixá Oxóssi, o grande caçador.

Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Também se utilizam do charuto para as suas mirongas e defumações. Como diz um de seus pontos cantados: "Ogum não devia beber, Ogum não devia fumar, mas a fumaça é a nuvem que passa e a cerveja é a espuma do mar..."

Ogum, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha estrada, cruzem com o propósito de engrandecer cada vez mais minha jornada de crescimento espiritual. Que em meus caminhos, possa eu ser merecedor das vossas bênçãos: a espada que me encoraja, o escudo que me defende e a bandeira que me protege.

Ogum é o senhor do ferro para sempre.

Ogum é um dos Orixás mais queridos da Umbanda. Ele é considerado o soldado, guardião, o patrono dos exércitos pois representa a luta e a vitória. Sua personalidade é dura e justiceira, aquele que vem para executar a Lei. É duro e inflexível e poucos são os que desafiam o seu poder.

Continuar lendo