Quais são os 7 livros sapienciais?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

São chamados “sapienciais” porque de um modo ou de outro estão envolvidos com o tema da sabedoria. Este conjunto compreende os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Eclesiástico e Sabedoria.

Significado de Sapiencial
Que contém ou expressa sentenças de teor moral; diz-se da Bíblia: o discurso sapiencial dos provérbios.

1. Relativo à sapiência. 2. Diz-se do ou cada um dos livros da Sagrada Escritura (Libri Sapientiales) que contêm sobretudo sentenças morais (Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico).

Não se sabe ao certo quando o Livro de Jó foi escrito, por quem, nem quando este personagem bíblico teria existido. Alguns apostam em Moisés como o criador desta história, outros pesquisadores apontam para a possibilidade de um dos sábios ancestrais, talvez até mesmo Salomão, ter composto esta narrativa bíblica.

Os Livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão, são denominados de “Livros Poéticos”.

1 – Pentateuco ou torá – são os livros da lei

  • Gêneses.
  • Êxodo.
  • Levítico.
  • Números.
  • Deuteronômio.

A literatura sapiencial ou livros de sabedoria é um gênero de literatura comum no antigo Oriente Próximo. Consiste em declarações de sábios que oferecem ensinamentos sobre divindade e virtude. Embora este gênero use técnicas de narração oral tradicional, foi disseminado em forma escrita.

1 sabedoria, saber, erudição, conhecimento, ciência, cognição, instrução, educação, cultura, escola, estudo, compreensão, raciocínio, inteligência, entendimento, mestria, maestria, informação, proficiência, luz, noção, domínio, consciência, razão, ilustração, cultivo, lustre, lustração, sabença, percepção, matéria, ...

Os Livros Sapienciais, ou Poéticos, são aqueles livros do Antigo Testamento da Bíblia que contêm a sabedoria de Deus e de Seu Povo, não se dedicando à narrativa da grande história da relação entre Deus e Seu Povo, nem possuindo conteúdo propriamente profético.

Os Livros Históricos são: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Rute, Tobias, Judite, Ester, 1 e 2 Macabeus.

Os 18 livros proféticos são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel , Oséias, Joel , Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias , Malaquias.

Sabedoria profunda e generalizada.

São chamadossapienciaisporque de um modo ou de outro estão envolvidos com o tema da sabedoria. Este conjunto compreende os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Eclesiástico e Sabedoria.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois.

A Epopeia de Gilgamesh (São Paulo: Autêntica, 2017) é uma obra cuja origem, estima-se, em 4 mil anos, já que foi escrita mais ou menos 2 mil anos a.C. O “documento” que deu resultou no livro que hoje conhecemos ficou soterrado desde o incêndio, em 612 a.C., que devastou a Biblioteca de Nínive.

O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.

Quem escreveu esse livro? O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

A Bíblia possui 76 livros divididos entre Antigo Testamento e Novo Testamento.

Livros Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.