Quais são os 7 gatilhos da atenção?

Perguntado por: rbrito . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Os 7 gatilhos mentais mais importantes e como eles podem ser adotados

  1. Escassez. Geralmente, as pessoas dão mais atenção para aquilo que é escasso. ...
  2. Urgência. ...
  3. Antecipação. ...
  4. Histórias. ...
  5. Prova social. ...
  6. Novidade. ...
  7. Reciprocidade.

Assim, os melhores gatilhos mentais para a maioria dos casos são:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Prova social;
  • Antecipação;
  • Novidade;
  • Relação dor e prazer.

De maneira geral, os gatilhos emocionais são reconhecidos pelas consequências que provocam. “Se você está em uma fase mais desleixada, com a casa desorganizada, ou bebendo demais, pode ter sido atingido por um gatilho emocional”, explica o psiquiatra Luan Diego Marques, do Instituto Meraki Saúde Mental.

É nesse viés que os gatilhos mentais têm o poder emocional de mostrar os benefícios de um produto ou serviço. Para que eles sejam eficientes e estratégicos, é preciso entender seu conceito e como funcionam. Continue lendo este post e veja os 12 principais gatilhos mentais e como aplicá-los nas suas ações de marketing!

Gatilhos emocionais são situações ou acontecimentos que acionam ou disparam determinado tipo de emoção, memória ou trauma. Uma palavra, um cheiro, uma música, um tom de voz podem ativar sentimentos muitas vezes represados.

Entre os gatilhos mais comuns que disparam a ansiedade, podemos destacar:

  • Situações que remetem a traumas do passado – como cenas de filme com violência sexual, por exemplo;
  • Consumo de álcool e algumas drogas;
  • Pressão demasiada no trabalho ou estudos;
  • Consumo excessivo de informação;
  • Multidões;
  • Outros.

Os gatilhos emocionais podem ser pessoas, palavras, opiniões ou situações que desencadeiam uma reação emocional intensa e excessiva dentro de nós. Entre as emoções mais corriqueiras quando um gatilho é desencadeado estão raiva, tristeza, ansiedade e medo.

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

Como ativar os gatilhos mentais
A partir de um ou mais dos cinco sentidos, esses gatilhos podem ser acionados através de uma ação externa, uma memória forte que pode ser negativa ou positiva, uma identificação com algo ou alguém ou por meio de sintomas emocionais e psicológicos.

O que é o gatilho da curiosidade? O gatilho da curiosidade é um gatilho de vendas aplicado para incentivar uma ação do cliente através do despertar da sua curiosidade. A curiosidade nada mais é do que aquela pulga atrás da nossa orelha que surge quando ficamos interessados em saber mais sobre determinado assunto.

Gatilhos mentais são recursos da própria natureza humana e podem estar ligados as nossas necessidades básicas e rotineiras. Por isso, mesmo sendo indivíduos diferentes, realizamos algumas ações comuns como, por exemplo, escovar os dentes ao acordar.

Na prática, o gatilho da escassez consiste no uso de frases como “últimas unidades” e “restam poucos itens no estoque”, que estimulam o comprador a se decidir rapidamente para aproveitar a oportunidade.

Os gatilhos emocionais podem ser tratados na terapia. De fato, o acompanhamento psicológico é o modo mais seguro de superar um gatilho. Como falar e pensar em situações negativas é doloroso, a orientação de um profissional da saúde mental minimiza o sofrimento.

Gatilhos emocionais positivos: o que você precisa saber
O que são: são respostas positivas que consideram emoções, pensamentos e comportamentos bem específicos, que se conectam a outras experiências positivas do passado. Quando nosso cérebro reconhece uma situação semelhante, os gatilhos positivos são acionados.

O que é o gatilho mental da autoridade? O gatilho mental da autoridade é uma técnica de persuasão que funciona posicionando a marca como uma referência no mercado, de forma a transmitir mais credibilidade para o consumidor.

A principal forma de aplicar o gatilho da escassez é quando o seu produto ou plano promocional (por exemplo) possui poucas unidades ou vagas disponíveis. Outro exemplo é se sua promoção especial de poucas unidades, seja de data comemorativa ou black friday, está prestes a acabar.