Quais são os 7 Elementos de textualidade?

Perguntado por: ocoutinho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A textualidade possui sete fatores que ajudam a definir um texto: coesão e coerência, responsáveis por se relacionarem com os elementos estritamente linguísticos, e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade, que estão conectadas diretamente com fatores pragmáticos ...

Textualizações. Transformação de pensamentos em textos , grafados por ideogramas que chamamos de letras. Começamos a penetrar nos mistérios através de estudos das textualizações de ideias.

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

São divididos em cinco tipos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo.

Os tipos textuais mais conhecidos são:

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

A textualidade é o conjunto de características capaz de garantir que algo seja percebido como texto. Ela nos fornece os parâmetros necessários para realizar uma boa produção textual.

Texto: unidade básica de manifestação da linguagem. O que é textualidade? é o conjunto de características que fazem com que uma sequência linguística seja um texto e não uma sucessão de frases que não compõem um todo significativo.

O princípio da consistência é elemento importante no estilo e pode ser analisado de três formas complementares: consistência da expressão gramatical; consistência de categoria; consistência de sequência.

São sete os fatores da textualidade, dois linguísticos e cinco pragmáticos: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade, intertextualidade.

Entende-se por textualidade um conjunto de características que nos possibilita conhecer um texto. Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância.

Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem é essencial que faça sentido para o leitor. Além disso, deve ser harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura, natural e agradável aos ouvidos.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição. Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.

Os elementos da coesão — preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais — deixam claro qual é a relação lógica entre cada ideia, dando ao leitor uma indicação do rumo que a frase vai tomar.

Os 6 tipos de coerência que vão te ajudar na redação do Enem

  • Coerência sintática. Esse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. ...
  • Coerência semântica. ...
  • Coerência temática. ...
  • Coerência pragmática. ...
  • Coerência estilística. ...
  • Coerência genérica.

Elementos contextuais são todas as circunstâncias que estão dentro do texto que facilitam o seu entendimento pelo leitor. Assim podemos citar como elementos contextuais: o tempo, o cenário, os personagens, o espaço.

Resposta verificada por especialistas. Entre os elementos citados, aqueles que são fundamentais para compreensão de textos são: Habilidades Sintáticas, Conhecimentos e Memória de Trabalho.

Resumo sobre intertextualidade
A intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada pela referência de um pelo outro de maneira implícita ou explícita. Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução.

Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.

Ele pode ser narrativo, descritivo, injuntivo, expositivo e dissertativo. Ah, mas não se confunda! Tipologia textual é diferente de gênero textual. O gênero textual tem função comunicativa e sempre está inserido em algum contexto cultural possuindo características específicas de estrutura e estilo.

O ponto principal da coesão textual são as regras da gramática, ou seja, articulação interna. A coerência textual, do contrário, aborda a articulação externa e mais profunda do texto: o seu conteúdo.