Quais são os 7 benefícios da leitura?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

10 benefícios da leitura para sua vida acadêmica

  • Desenvolve o pensamento crítico. ...
  • Diminui o estresse. ...
  • Aumenta o vocabulário. ...
  • Expande a criatividade. ...
  • Melhora a capacidade de argumentação. ...
  • Ajuda a ter mais empatia. ...
  • Aprimora a interpretação de texto. ...
  • Exercita o cérebro.

“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Ajuda a exercitar a imaginação e criatividade. Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse. Exercita a memória e ativa regiões do cérebro responsáveis por funções cognitivas, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas.

Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.

O hábito da leitura ativa áreas importantes do nosso cérebro, além de nos ajudar a compreender melhor o mundo e a nós mesmos. Que a leitura faz bem para o nosso cérebro, ninguém duvida, mas você pode imaginar o quanto o órgão mais importante do corpo humano se beneficia com a leitura diária?

Os estudos comprovam que o paciente que lê muito tem dificuldades de memória menos acentuadas e um melhor desenvolvimento cognitivo das outras áreas”, disse ela, destacando que o hábito de ler ajuda tanto na prevenção da demência quanto no retardamento dos sintomas de pacientes já diagnosticados.

Socidedade sem criatividade, com péssima comunicação, completamente alienada e ainda prejudicando no desenvolvimento da nação, são apenas algumas das conseqüências da falta da leitura.

Quanto tempo devemos ler por dia? - Quora. Em algumas pesquisas recentes, indicam 30 minutos ou 20 páginas por dia, para que se possa "criar o hábito" da leitura. Isso varia muito de cada pessoa, pois se o livro estiver muito bom, pare de ler quando quiser, e também tem outros que pra finalizar um capítulo é um desafio ...

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

Uma boa leitura nos faz compreender o mundo a nossa volta através de diversas perspectivas e é por meio desse processo que se torna viável construir novos significados a partir de cada objetivo.

Nos livros, você sempre terá acesso a novas informações sobre lugares do mundo, períodos históricos, diferentes culturas e muito mais. É indiscutível o aprendizado adquirido por meio da leitura.

Descubra como criar o hábito da leitura e não desistir dos seus...

  1. Leia contos. ...
  2. Faça um cronograma. ...
  3. Leia com mais gente. ...
  4. Aproveite todo e qualquer momento vago. ...
  5. Prefácios estão lá para ajudar. ...
  6. Busque textos de apoio. ...
  7. Ajude sua imaginação.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos.

Para ler um livro por semana você precisa ler todos os dias – não tem como ser diferente. Podemos presumir que você precisará ler, pelo menos, entre 300 a 350 páginas (uma média do número de páginas de um livro de ficção) no prazo de 7 dias.

Segundo COLL (1990), a leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto a partir de seus objetivos, conhecimento sobre o assunto, quem é o autor do texto e todo seu conhecimento de linguagem.

Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitar, etc.