Quais são os 5 tipos de predicado?

Perguntado por: rcastro2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele. Exemplo: Lúcia correu no final da semana passada.
...
Ele é classificado em 5 tipos:

  • simples.
  • composto.
  • oculto.
  • indeterminado.
  • inexistente.

O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos: um verbo que indica uma ação. um nome que indica uma qualidade ou estado.

O predicado verbo-nominal é justamente a junção entre os dois conceitos anteriores, porque ele é composto por dois núcleos. O primeiro que é o verbo e o segundo que qualifica o sujeito ou, então, o objeto direto (chamado predicativo do objeto, PO).

O que é o predicado verbal? O predicado é classificado em predicado verbal quando possui um verbo significativo como núcleo, ou seja, quando possui como núcleo um verbo que indica uma ação. Frase com predicado verbal: Meu filho comeu dois brigadeiros.

O predicativo do sujeito é um termo que classifica o sujeito da oração, estando ligado a este por meio de alguns verbos que indicam estado permanente ou transitório. O predicativo do sujeito é um termo localizado no predicado da oração que serve para qualificar ou classificar o sujeito.

Núcleo do Predicado
Quando o predicado é verbal, o seu núcleo é um verbo que indica ação. Exemplo: Terminei mais cedo. Quando o predicado é nominal, o seu núcleo é, por exemplo, um substantivo ou um adjetivo, algo que atribua uma qualidade ao sujeito. Exemplo: O patrão foi atencioso.

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). Dessa forma, ele envolve os outros dois tipos de predicado: predicado nominal (onde o núcleo é um nome) e o predicado verbal (onde o núcleo é um verbo).

A diferença entre predicativo do sujeito e predicativo do objeto é a atribuição da característica ser feita ao sujeito ou ao objeto. Enquanto o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito, o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto.

O predicado é verbo-nominal, porque tem dois núcleos: um núcleo é verbal, que é o verbo entrar (entrou) e um núcleo nominal, que é o predicativo do sujeito "apressado".

Saiba o que é sujeito composto
O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.

Predicativo do objeto é a parte de uma oração que expressa a qualidade, estado ou condição do complemento verbal. Ele ocorre apenas nos predicados verbo-nominais. O predicativo aponta uma característica do objeto direto ou indireto da oração.

Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.

Também chamado de "sujeito oculto", o "sujeito desinencial" é aquele que não aparece de forma explícita na frase. Para identificá-lo, devemos observar a desinência do verbo; a terminação que indica a pessoa verbal que o acompanha, gênero, número, etc.

Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo. Já o sujeito composto apresenta dois ou mais núcleos. O sujeito é considerado um termo essencial da oração.

Por Exemplo:
saíram da aula alegres. O predicado é verbo-nominal porque seus núcleos são um verbo (saíram - verbo intransitivo), que indica uma ação praticada pelo sujeito, e um predicativo do sujeito (alegres), que indica o estado do sujeito no momento em que se desenvolve o processo verbal.