Quais são os 5 tipos de orações coordenadas exemplos?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

As orações coordenadas sindéticas podem ser classificadas como: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.

Orações coordenadas sindéticas são orações que estão ligadas através de conjunções, chamadas conjunções coordenativas. Exemplo: Meu filho quer trabalhar e estudar, porque quer ser independente.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.
...
Entre as orações subordinadas, há:

  • oração subordinada substantiva;
  • oração subordinada adjetiva;
  • oração subordinada adverbial.

Orações subordinadas substantivas
Oração subordinada substantiva subjetiva - Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar. Oração subordinada substantiva predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito. Exemplo: Meu desejo era que me dessem um presente.

As orações coordenadas sindéticas podem ser classificadas como: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Orações coordenadas se diferem das orações subordinadas, pois estas dependem de uma oração principal para ter sentido.

Em um período, a oração principal é aquela que não depende de outra oração, ou seja, ela não exerce uma função sintática. No entanto, ela vem sempre acompanhada de oração que completa o seu sentido: Sonhei que estava em Paris. Nesse exemplo, a oração principal é: “Sonhei”.

Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.

As orações coordenadas sindéticas adversativas são aquelas que transmitem uma ideia de oposição ou de contraste. Os conectivos que coordenam as orações adversativas são: e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão, etc. Exemplos: Eles queriam sair, porém, estava chovendo.

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido.

As conjunções adversativas são aquelas que exprimem relações de contraste/oposição de ideias entre uma oração e outra. Algumas dessas conjunções são: Mas – Gosto de arroz branco, mas prefiro integral.

Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Nesse caso, a oração é chamada de absoluta. Observe os exemplos: Viajarei sempre nas minhas férias de janeiro.

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.

Elas são classificadas em 6 tipos: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.

Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

Há três tipos básicos de orações subordinadas: orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

Dividir as orações (com um traço vertical), sempre antes da conjunção, ou a seguir à vírgula, quando a conjunção está no início da frase. Se a conjunção for coordenativa, todas as orações são COORDENADAS e as que têm uma conjunção tomam o nome dessa conjunção.

Predicativo é o termo que confere ao sujeito ou ao objeto uma qualidade, uma característica. Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO. PREDICATIVO DO SUJEITO: termo que caracteriza o sujeito da oração.