Quais são os 5 tipos de nuvens?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Tipos de nuvens

Nuvens altas- Cirrus - Cirrocumulus - Cirrostratus
Nuvens médias- Altostratus - Altocumulus
Nuvens baixas- Stratus - Stratocumulus - Nimbostratus
Nuvens com desenvolvimento vertical- Cumulonimbus - Cumulus

Os dez principais tipos de nuvens são: cirrus, cirrocumulus, cirrostratus, altocumulus, altostratus, stratus, stratocumulus, nimbostratus, cumulus e cumulonimbus.

Cirrus

Nuvens Cirrus (Ci): nuvens brancas e isoladas formadas por cristais de gelo. Esse é o tipo mais comum de nuvens e que apresentam um formato alongado, sendo finas e compridas.

Cumulonimbus

Cumulonimbus
Isso é muito comum no verão, com nuvens cumulus da manhã evoluírem para cumulonimbus (nuvens de tempestade) durante a tarde. Perto do solo, as cumulonimbus costumam ser bem definidas, mas quanto mais altas, mais elas parecem finas nas bordas.

São as nuvens mais baixas, geralmente escuras e provocadoras de chuvas.

Nuvem é um conjunto visível de partículas minúsculas de água líquida ou de gelo, ou de ambas ao mesmo tempo, em suspensão na atmosfera. Este conjunto pode também conter partículas de água líquida ou de gelo em maiores dimensões, e partículas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaças ou de poeiras.

Dentre os componentes da atmosfera, a cobertura de nuvens é o principal agente nos processos de absorção e espalhamento da luz solar que incide sobre a Terra, seguido pelos gases e pelos aerossóis.

Stratus

Stratus (St): camada de nuvens baixa e uniforme que exibe tons acinzentados e recobre o céu. Em algumas ocasiões, é possível observar o contorno do Sol. Produz garoa, chuviscos e neve.

A maior nuvem do mundo registrada até o momento tinha cerca de 1,2 milhões de quilômetros quadrados de extensão chamada de Cumulonimbus. Essa nuvem foi observada em 2004 na região do Oceano Pacífico, próximo à Austrália, durante o fenômeno conhecido como “Kelvin-Helmholtz”.

Porém, quando as nuvens estão muito “carregadas” de água, elas podem ser vistas com uma cor mais escura, em diversos tons de cinza. Isto ocorre porque, nesta situação, a maior quantia de água das nuvens dificulta a passagem dos raios solares, devido à dispersão e à absorção dos mesmos pelas moléculas de água.

Stratos: capa de nuvens espaçadas e muito baixas, possibilidades de fazer mau tempo. Nimbus: nuvens que trazem a chuva, são escuras e com forma de bigorna. Cirrus Cumulus: indicam mudança de tempo, proximidade de chuva.

Dentro da nuvem, estas partículas tendem a ser levadas para cima por fortes correntes de ar ascendentes com velocidades que variam desde alguns poucos quilômetros por hora até 100 km/h.

- Nuvens Médias: base entre 2 a 4 km de altura nos pólos, entre 2 a 7 km em latitudes médias, e entre 2 a 8 km no equador - líquidas e mistas. - Nuvens Baixas: base até 2km de altura - líquidas. - Cirrus(CI): aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante.

brancas

As nuvens são brancas porque refletem a luz do sol. Esse fenômeno é conhecido como refração da luz. Significa que as minúsculas gotinhas de água que formam a nuvem são iluminadas e assumem os tons do arco-íris. Como a mistura de todas as cores (em iluminação) resulta em branco, enxergamos uma fumaça esbranquiçada.