Quais são os 5 tipos de embalagens?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Tipos de embalagem de acordo com o material

  • Embalagem de papelão.
  • Embalagem de madeira.
  • Embalagem de vidro.
  • Embalagem de plástico.
  • Embalagem de alumínio.
  • Embalagem de isopor.
  • Embalagem Tetra Pak.

Quais são os principais tipos de embalagens?

  1. Papel e papelão. Produzidas nos mais diversos formatos, tamanhos e tipos, as embalagens de papel e papelão costumam ser moldadas em: ...
  2. Plástico. ...
  3. Madeira. ...
  4. Vidro. ...
  5. Alumínio. ...
  6. Isopor. ...
  7. Laminada.

Hoje, as embalagens logísticas estão classificadas em cinco níveis, sendo elas: Primárias, Secundárias, Terciárias, Quaternárias e Quinto Nível. Aqui, a classificação diz respeito ao tipo de material mais adequado. Na prática, os níveis consideram o contato com o produto.

Quais são os tipos de embalagem? Embalagem primária, secundária e terciária

  • - Embalagem primária, de venda ou unidade de consumo. A embalagem primária contém, armazena e protege o produto. ...
  • - Embalagem secundária ou coletiva. A embalagem secundária é um agrupamento de embalagens primárias. ...
  • - Embalagem terciária.

Classificação das embalagens
Classificadas de acordo com sua proximidade com o produto, as embalagens são definidas como primárias, secundárias e terciárias — sendo todas fundamentais para que o produto chegue com qualidade ao consumidor final.

Embalagens de isopor
Por ser composto quase que completamente de ar, o isopor é uma alternativa leve e prática, que não apresenta danos por quedas ou durante o transporte. Sua composição molecular também torna o isopor completamente impermeável e resistente à ação de bactérias microrganismos.

As embalagens metálicas correspondem a 37,6% do total exportado, seguidas pelas embalagens plásticas com 31,8% na segunda colocação. Já as embalagens de papel, cartão e papelão ficaram no terceiro lugar, correspondendo a 23,2% do total exportado, seguidas por embalagens de vidro (4,1%) e madeira (3,3%).

A embalagem logística é o componente que serve para proteger o produto e guardá-lo em todas as etapas. No armazenamento, é o elemento que ajuda no manuseio, na movimentação e na estocagem. No transporte, auxilia na diminuição do impacto sobre os itens.

Em outras palavras, uma embalagem é um objeto que permite o armazenamento e transporte de determinados produtos. Existem vários tipos de embalagem, uma vez que os elementos embalados podem ser muito diversos. Garrafas de vidro ou plástico e tetrabriks, por exemplo, são as embalagens mais comuns para bebidas.

As 3 as principais funções de uma embalagem:

  • 1- Proteger o produto. A primeira função de uma embalagem que vamos apresentar é a de proteger o produto. ...
  • 2- Atrair e fidelizar clientes. ...
  • 3- Disponibilizar informações técnicas sobre o produto.

Os principais tipos de plásticos utilizados para embalagens de alimentos são: PVC – Policloreto de Vinila: é um plástico rígido, transparente, resistente e mais versátil. Muito utilizado em embalagens de maionese e sucos; PS – Poliestireno: é um plástico mais leve, brilhante e com capacidade de isolamento térmico.

Para facilitar o manuseio de mercadorias, uma embalagem eficiente deve observar:

  • Volume adequado. A forma deve ser adequada à função. ...
  • De olho no manuseio. ...
  • Um melhor posicionamento dentro da logística de armazenagem. ...
  • Proteção sempre.

Importância da embalagem na vida de um produto
Apesar da proteção dos produtos ser a função principal de uma embalagem, ela também exerce outros papéis, como: acomodar os produtos adequadamente; fornecer informações a respeito dos itens; gerar apelo para o consumidor.

As embalagens dos produtos de limpeza podem ser compostas por papelão, plástico polipropileno (PP), plástico polietileno de alta densidade (PEAD), plástico polietileno de baixa densidade (PEBD), PET e outros - isso inclui a mistura desses tipos de plástico com outros materiais, como o alumínio.

Grupo de Embalagem I – Substâncias que apresentam alto risco. – Grupo de Embalagem II – Substâncias que apresentam médio risco. – Grupo de Embalagem III – Substâncias que apresentam baixo risco.