Quais são os 5 tipos de conhecimentos?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

Conhecimento empírico é uma expressão cujo significado reporta ao conhecimento adquirido através da observação. É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica.

Conhecimento Científico: considerado o mais importante e com maior credibilidade, pois se baseia em resultados de diversas áreas de estudo, como engenharia, biologia, geologia, química, física, entre outros.

Pensando na sua etimologia, o termo tácito vem da palavra em latim tacitus, que significa "não expresso por palavras". Ou seja, é aquele conhecimento que não consegue ser adquirido através de treinamentos teóricos.

O conhecimento empírico acontece de constatações pessoais, a partir de observações e experiências pessoais. De forma geral, é um resultado da prática cotidiana. Então, é um conhecimento que considera experiências particulares como uma verdade coletiva.

O significado de conhecimento empírico está relacionado com o conhecimento popular, é um saber baseado na experiência cotidiana e nas observações sobre o dia a dia. Nele, uma experiência particular é tomada como regra e assumida como verdade.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.

O conhecimento é formado por 3 elementos básicos: o sujeito (ou cognoscente): a pessoa capaz de obter o conhecimento; o objeto (ou cognoscível): o quê ou aquilo que se pode conhecer; a representação: que é o entendimento do objeto pelo sujeito.

Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.

É aquele conhecimento que adquirimos ao observar, vivenciar e experimentar o mundo. O senso comum é obtido por meio de conhecimentos empíricos que acumulamos ao longo da vida, sendo passados de geração em geração. Não se baseiam no método científico.

O conhecimento científico, entretanto, é gerado a partir de observações e experimentos, que passam por um procedimento metodológico rigoroso. Por exemplo: o senso comum é a inferência de que chá de boldo faz bem para o estômago. O conhecimento científico são os remédios desenvolvidos para tratar dor no estômago.

Abaixo daremos alguns exemplos do que é caracterizado como senso comum:

  1. Chá de boldo cura problemas no fígado. ...
  2. Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino. ...
  3. Em time que está ganhando não se mexe. ...
  4. Há solução para tudo, menos para a morte. ...
  5. Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol.

Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber. O conhecimento filosófico surgiu a partir do abandono da mitologia como forma de explicar a realidade.

O conhecimento tácito pode ser subdividido em cognitivo e técnico. Como técnico, entende-se todas as habilidades informais do chamado know-how de cada indivíduo. O conhecimento tácito cognitivo, por sua vez, é basicamente a percepção de mundo criada por cada pessoa ao longo dos anos, suas crenças, filosofias e etc.

O conhecimento sistemático, por exemplo, é o conhecimento que é organizado de maneira lógica, de forma que seja composto por um encadeamento de ideias em sequência e conectadas.

O senso comum é conhecido como conhecimento popular, enquanto o conhecimento científico é tratado como ciência. Ou seja, o conhecimento do senso comum é construído em situações e repetições do cotidiano.