Quais são os 5 tipos de classificação dos materiais?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Critérios de classificação dos materiais

  • a) Materiais estocáveis. ...
  • b) Materiais não-estocáveis. ...
  • c) Materiais de estocagem permanente. ...
  • d) Materiais de estocagem temporária. ...
  • a) Materiais de consumo geral. ...
  • b) Materiais de manutenção.

Para Fernandes, a classificação de materiais é dividida em quatro categorias: identificação, codificação, cadastramento e catalogação.

O objetivo da classificação de materiais é definir uma catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação de todos os materiais componentes do estoque da empresa. (DIAS, 1995).

Dentre os materiais mais comuns, pode-se citar: madeira, cimento, pedra, aço, plástico, vidro, borracha, alumínio, cobre e papel. Existem muitos outros tipos de materiais e, para se notar tal fato, basta observar a constituição dos objetos ao nosso redor.

Enquanto os materiais naturais são aqueles obtidos diretamente da natureza, os materiais sintéticos são aqueles totalmente produzidos pelo homem de forma artificial por meio de processos químicos e físicos.

A classificação ABC dos materiais é uma estratégia aplicada para controle de gastos com estoque. A finalidade deste estudo é conhecer o perfil dos gastos com material de consumo do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo no período de um ano.

Os produto podem ser classificados de acordo com sua natureza como tangíveis ou intangíveis. Os tangíveis são os bens materiais. São aqueles produtos dotados de uma existência física e que se constituem na forma de um objeto. Exemplos de produtos tangíveis: automóveis, peças de vestuário, cerveja, xampu, alimentos etc.

A classificação MRP de materiais baseia-se no grau de criticidade de cada material para a organização.

Identificação de Material
Consiste na análise e registo das características físico/químicas e das aplicações de um determinado item em relação aos outros, isto é,estabelece a identidade do material (Fernandes, 1981, p. 142).

Os materiais de estoque são classificados como: 1) Matéria-prima; 2) Bens para varejo; 3) Consumo interno; 4) Estoque de segurança.

Os estoques são materiais armazenados por algum tempo, para uso futuro, podendo ser mercadorias, produtos acabados ou inacabados e matérias-primas, por exemplo. Logo, eles são utilizados para regular o ritmo entre os fluxos de material de uma loja.

Normalização: estabelecimento de normas técnicas para os itens de material em si, ou para seu emprego com segurança. Padronização: uniformização do emprego e do tipo do material. Codificação: atribuição de uma série de números e/ou letras a cada item de material.

Em primeiro lugar, os materiais podem ser classificados em seus grupos com base nos 3 estados da matéria — sólidos, líquidos e gases.

Os materiais sólidos são freqüentemente classificados em três grupos principais: materiais metálicos, materiais cerâmicos e materiais poliméricos ou plásticos.

foram desenvolvidos materiais clássicos de todos os tipos : cerâmicos, metálicos e poliméricos.

Os materiais sólidos podem ser cristalinos ou amorfos. Na estrutura cristalina, há uma organização geométrica dos átomos. São exemplos de materiais com estrutura cristalina os sais, os metais e grande parte dos minerais.

Classificar materiais
É agrupá-lo segundo sua forma, dimensão, peso, tipo e uso, para não ser confundido com outro e gerar confusão, Deve ser feita de maneira que cada gênero de material ocupe seu respectivo local. Ordenar segundo critérios para que não ocorra a dispersão no espaço e alteração na qualidade.

Quando estão disponíveis na natureza, são chamados de materiais naturais. Exemplos: madeira, algodão, pedra,entre outros. Os seres humanos são capazes de produzir recursos que não são encontrados na natureza: são os materiais artificiais, como o plástico, vidro, aço, entre outros.

São características que se aplicam a qualquer matéria, independente da sua constituição.

  • Massa.
  • Volume.
  • Inércia.
  • Impenetrabilidade.
  • Divisibilidade.