Quais são os 5 tipos de choque?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.

O choque hipovolêmico é causado por uma redução do volume sanguíneo (hipovolemia). É o tipo mais frequente de choque.

Existem três tipos de choque: o choque hipovolêmico, choque séptico e choque cardiogênico.

Fases do choque
Inflamação, lesão celular e microvascular – decorrente da persistência do desequilíbrio entre oferta e consumo de oxigênio ou substratos pelos tecidos. Isso resulta em ativação inflamatória sistêmica, lesão celular e microvascular.

O choque é um estado de hipoperfusão de órgãos, com resultante disfunção celular e morte. Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação, às vezes com derivação do sangue para não passar pelos leitos capilares de troca.

O que é choque? Choque representa emergência e alto risco. Ocorre redução da tensão de oxigênio circulante, atrapalhando seu fornecimento para órgãos e sistemas, causando danos variados e risco à vida.

O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração.

O choque hipovolêmico é uma emergência médica que resulta de uma grande perda de líquidos e sangue.

Choque compensado: há sinais de perfusão tecidual inadequada, mas a pressão arterial sistólica é normal. Choque descompensado: os sinais de choque se associam à hipotensão arterial sistólica.

Classe I: Hipovolemia; Classe II: Choque Hipovolêmico sem hipotensão; Classe III: Choque Hipovolêmico com hipotensão e repercussões no nível de consciência; Classe IV: Choque Hipovolêmico com hipotensão e repercussões no nível de consciência e renais.

Geralmente, o choque séptico é causado por uma infecção bacteriana. Vírus e fungos também podem causar o choque séptico. As toxinas liberadas pelos agentes invasores podem causar danos graves aos tecidos e resultar em funções reduzidas dos órgãos e pressão arterial baixa.

O diagnóstico é clínico, incluindo mensuração de pressão arterial e, às vezes, marcadores de hipoperfusão tecidual (p. ex., lactato sanguíneo, deficit de base). O tratamento consiste em reanimação por líquidos, incluindo hemoderivados se necessário, correção do distúrbio subjacente e, às vezes, vasopressores.

O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica, através do corpo, utilizando-o como um condutor. Além do susto, essa corrente elétrica pode causar queimaduras leves ou mais prejudiciais. A corrente elétrica também pode ocasionar fibrilação cardíaca, ou em alguns casos pode levar a morte.

O QUE PODE PROVOCAR O ESTADO DE CHOQUE? pressão; Está com a respiração muito acelerada, curta e irregular; Sente uma fraqueza geral; Sente muita sede; Apresenta perda total ou parcial de consciência.