Quais são os 5 tipos de astigmatismo?

Perguntado por: obelchior3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os três tipos de astigmatismo mais comuns são: astigmatismo miópico, hipermetrópico e misto.

Astigmatismo é a impossibilidade de se ver nitidamente apenas em uma direção (meridiano). O astigmata míope simples tem uma visão imperfeita, tanto para perto como para longe.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência. Além disso, processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, também podem ocasionar no desenvolvimento desse erro refrativo. Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

O Astigmatismo é um erro refrativo ocular caracterizada pela visão borrada ou dupla e dificuldade em ler letras pequenas de perto.

Pessoas que têm astigmatismo também podem ter maior sensibilidade à luz. Isso acontece por conta do erro refrativo na formação da imagem, causando maior sensibilidade à luz quando expostas em ambientes muito claros. Outro fator que pode causar sensibilidade à luz é a enxaqueca.

Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Além disso, quem tem Astigmatismo pode apresentar desconforto com a luz – o que chamamos de Fotofobia. O indivíduo também pode apresentar piora da visão a noite, dificuldade em ler letras pequenas , distorção de imagens, entre outras alterações.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

Chama-se astigmático ao «portador de astigmatismo».

O que são? A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.

Distorção de imagens – a visão de quem tem astigmatismo tem muita dificuldade de enxergar linhas retas e apresenta distorções ao perceber alguns objetos. Visão dupla – esse sintoma surge principalmente nos casos mais graves. Geralmente isso acontece quando visualiza objetos à distância.

Essa diferenciação é feita por intermédio dos sinais que falamos um pouco acima. Se antes do grau localizado na coluna ESF tiver um sinal negativo (-) isso indica miopia. Se o sinal foi positivo (+) significa hipermetropia. Quando a coluna CIL estiver preenchida é sinal que você possui astigmatismo.

Astigmatismo Grave: Grau entre 2 e 3
O astigmatismo severo pode provocar sintomas graves que afetam a rotina do seu dia a dia. Além disso, um dos principais sintomas do astigmatismo severo é a visão escurecida. Esse problema pode gerar dores de cabeça e afetar a sua saúde.

Não tem como prevenir o astigmatismo. O ideal é ficar atento aos sintomas e fazer o diagnóstico precocemente, para tratar o problema antes de qualquer complicação. Além disso, evitar coçar o olho pode ajudar a prevenir complicações.

O único jeito do astigmatismo melhorar ou sumir é através da operação refrativa a laser.

Qual a melhor lente de óculos para quem tem astigmatismo? As melhores lentes para astigmatismo disponíveis são as lentes CR-39 (ou Orma), lentes de policarbonato, Lentes 1.67, Lentes 1.74 e Lentes 1.76. O grau e a sua orientação (eixo da córnea) influenciam bastante na espessura da lente dos óculos.

Para quem tem mais de 2 graus de astigmatismo, a escolha por armações de aro fechado e bordas mais espessas é a melhor opção. Isso porque as armações com essas características contribuem para disfarçar a borda de lente, que pode ficar evidente.

Astigmatismo provoca episódios de dor de cabeça
Neste caso, o distúrbio ocular é causado pelo formato achatado do olho. Pessoas com astigmatismo sentem dificuldade para focar tanto em objetos distantes, quanto próximos. Sendo assim, apresentam os sintomas comuns em ambos os distúrbios.