Quais são os 5 tipos de alongamento?

Perguntado por: zpires . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Alongamento dinâmico ou balístico

  • Alongamento estático. Esse é o tipo mais comum de alongamento, feito quando os músculos são esticados e você permanece numa posição estática. ...
  • Facilitação neuromuscular proprioceptiva. ...
  • Alongamento específico. ...
  • Alongamento passivo.

Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.

Agora que você já conhece os princípios básicos dos exercícios de alongamento, hora de conhecer 3 das principais modalidades e para que eles servem:

  1. Alongamento estático. O alongamento estático é a modalidade mais comum dentre os tipos de alongamento. ...
  2. Alongamento dinâmico. ...
  3. Alongamento passivo.

A unha de gel é a mais procurada e usada entre os tipos de alongamento de unhas, isso porque ela é fácil de ser feita e ótima para quem têm alergias. O gel é um material com aparência gelatinosa, que acompanha o formato da unha original, oferecendo uma ótima fixação.

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.

Quanto mais alongado for seu músculo, maior será o nível de flexibilidade, melhorando o seu movimento corporal para diversas práticas desportivas e proporcionando assim maior elasticidade para prevenir lesões.

Os alongamentos dinâmicos são mais indicados para serem realizados antes das atividades físicas, já que são responsáveis por promover mais força, flexibilidade muscular e resistência. Este tipo de alongamento é realizado com mais intensidade, velocidade e dinamismo.

Em sua forma mais básica, o alongamento é uma atividade natural e instintiva; é realizado por humanos e muitos outros animais. Pode ser acompanhado de bocejos. O alongamento geralmente ocorre instintivamente após acordar do sono, após longos períodos de inatividade ou após sair de espaços e áreas confinadas.

“Alongamentos são tensões prolongadas dos músculos no sentido contrário da sua contração. O seu principal objetivo é, além de manter a flexibilidade muscular, reduzir a tensão gerada com o movimento”, explica o professor. “Também alongam as fibras musculares, prevenindo possíveis lesões.

São feitos com a ajuda de um elemento externo (um elástico, uma parede ou uma colega de treino). Ideais para aumentar a tolerância ao alongamento durante um longo período. Com o tempo, os seus isquiotibiais vão conservar melhor a flexibilidade a longo prazo.

O alongamento foi criado pelo alemão Joseph Pilates em 1920.

Já o alongamento dinâmico consiste na reprodução de movimentos corporais iniciados em ritmo lento e confortável de forma que não cessem. O ritmo e a amplitude devem ser aumentados até que se consiga fazer o movimento rapidamente.

5 opções de exercícios de alongamento

  • Alongamento de peitoral com mãos para cima. ...
  • Alongamento de panturrilha com elevação de calcanhar. ...
  • Alongamento para músculos da coxa. ...
  • Alongamento para costas e coluna dorsal. ...
  • Alongamento para glúteo e lombar.

Por ser moldada de acordo com a unha natural, o alongamento de fibra de vidro tem uma aparência mais natural e leva mais tempo para fazer, o que reflete o preço mais alto em comparação ao alongamento em gel. A manutenção do alongamento de fibra de vidro também é quinzenal ou a cada 20 dias.

Enquanto flexibilidade é um termo utilizado para descrever um componente de aptidão relacionado ao bem-estar físico, a palavra alongamento é usada para descrever a técnica utilizada para melhorar a flexibilidade, por meio de elasticidade muscular, ao colocar o músculo alongado além de seu tamanho habitual1.

Dos tipos de alongamento de unhas, a fibra de vidro é a mais resistente. Portanto, ideal para quem digita bastante ou faz trabalhos manuais. Essas unhas também oferecem resultado natural, porque as camadas não ficam muito grossas.