Quais são os 5 tempos cirúrgicos?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

Imediata (coaptação ou união das bordas da incisão é feita imediatamente após o término da cirurgia). Mediata (aproximação dos tecidos e das bordas é feita após algum tempo da lesão). Completa (coaptação, aproximação e união dos tecidos é feita em toda a dimensão/extensão da incisão cirúrgica).

Tempos cirúrgicos 1. DIÉRESE: é o momento de rompimento dos tecidos, por meio de instrumentos cortantes. Ex: bisturi (frio ou elétrico) e tesouras.

Terminologias diversas:
Enxerto: Transplante de órgãos ou tecidos. Amputação: Operação para eliminar membro ou segmento de corpo necrosado. Anastomose: Formação de comunicação entre órgãos ou entre vasos. Artrodese: Fixação cirúrgica de articulação para fundir as superfícies.

A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios;podemos encontrar dois tipos de diérese: Incisão=ato de separar os tecidos com corte e Divulsão= ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese.

Diérese: é a separação dos planos anatômicos ou tecidos para possibilitar a abordagem de um órgão ou região.

Exérese é um procedimento cirúrgico de remoção de uma lesão por meio do corte da pele ao redor desta lesão, permitindo sua retirada. É usada tanto para remoção de lesões benignas quanto malignas.

A tricotomia é um procedimento pré-cirúrgico que tem como objetivo remover os pelos da área em que será realizada a cirurgia. Tem como objetivo, tornar a região mais visível para o médico e diminuir o risco de infecção pós-operatória, já que alguns microrganismos podem estar aderidos ao pelo do paciente.

A Síntese é o procedimento utilizado para unir ou aproximar as bordas de uma ferida com a finalidade de estabelecer a continuidade dos tecidos, facilitando as fases do processo de cicatrização, constituindo assim, os tecidos.

Estão nesse grupo as pinças Allis, pinças Babcock, pinça Collin, pinça Duval.

São utilizados instrumentos apropriados : agulhas de sutura, fios de sutura etc… II) Incruenta : Aproximação dos tecidos, a união das bordas, é feita por meio de gesso, adesivo ou atadura.

Entenda um pouco sobre os Tempos Cirúrgicos

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

Ange-, angio- • Prefixo de origem grega que indica uma relação com um vaso sanguíneo ou linfático.

A hemostasia é o processo que visa prevenir, deter ou impedir o sangramento, podendo ser realizado simultâneo ou individualmente com uso de ligadura de vasos, eletrocoagulação ou compressão.

É o processo que consiste em impedir, deter ou prevenir o sangramento, pode ser feito simultâneo ou individualmente por meio de pinçamento e ligadura de vasos, eletrocoagulação ou compressão.

Diérese é pronunciar um ditongo como se fosse um hiato. Para dar um exemplo: a palavra "saudoso" (cuja pronúncia regular é sau-do-so), quando pronunciada como sa-u-do-so, forma uma diérese. O fenômeno oposto à diérese é uma sinérese.

A cirurgia é o termo usado tradicionalmente para descrever procedimentos (chamados procedimentos cirúrgicos) que envolvem o corte ou a sutura manual de tecidos para tratar doenças, lesões ou deformidades.

Além do pós-operatório imediato, também temos mais 2 tipos de períodos importantes de recuperação: pós-operatório mediato: entre 24 horas e 7 dias; pós-operatório tardio: 7 dias após a alta hospitalar.