Quais são os 5 sobrenomes mais comuns no Brasil?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O Brasil é um país com uma população com mais de 200 milhões de pessoas. Com isso alguns sobrenomes se destacam e são usados por muitas pessoas. No Brasil, existem alguns sobrenomes que são muito comuns. Entre eles estão os Silva, Batista, Rodrigues, Souza, Vieira, e muitos outros.

Os nomes e sobrenomes mais raros do Brasil. Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

Se tem uma coisa que é fato é que quase todo brasileiro, sem exceção, já conheceu na vida alguém com o sobrenome Silva, Santos, Oliveira, Souza ou Rodrigues.

Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil. Eles são compartilhados por milhões de pessoas em todo o país, mesmo elas não tendo necessariamente ligações de descendência diretas. A maior parte dos sobrenomes brasileiros têm origem portuguesa e remontam o período colonial do país.

O sobrenome Silva é o mais popular no Brasil com mais de 9 milhões de pessoas usando. Seguido por Santos com 4 milhões, Pereira, Alves e Fereira também com 4 milhões.

Cavalcanti

A maior família brasileira é a Cavalcanti, de origem italiana, e não a dos Silvas, diferentemente, portanto, do que a maioria das pessoas pensa.

Segundo a investigadora Laura Wattenberg que passou a última década a estudar os nomes, o nome mais utilizado no mundo inteiro é Sophia, com todas as suas variações.

De acordo com o site Forebears , 'Wang' é o sobrenome mais comum do mundo. Ao todo existem mais de 107 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo com 'Wang' como sobrenome, sendo de cerca de 106 milhões estão na China.

Entre os sobrenomes raros no Brasil, podemos encontrar opções como Viturino, Carolino e Calado, que foram registrados por menos de 20.000 pessoas. Além disso, existem muitos nomes peculiares que foram registrados por menos de 10 brasileiros, como Zelândia, Zéfiro e Zênite.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

"Conforme a nova legislação de registros públicos, não é possível que se invente um sobrenome. Todavia, é possível, com base nesse novo dispositivo legal, a inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo", explica o advogado Lucas Braga.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

II. O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa.

Os sobrenomes mais recorrentes nos Estados Unidos são Smith, Johnson, Williams, Brown e Jones. Porém, nomes latinos agora ocupam três lugares na lista dos dez principais sobrenomes * do Bureau do Censo dos EUA. Garcia é o sexto sobrenome mais comum. Rodriguez fica em 9º lugar, e Martinez, em 10º.

Rossi, Russo e Ferrari são os três sobrenomes italianos mais populares na Itália.