Quais são os 5 sacramentos do batismo?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Os 7 Sacramentos

  1. 1 - Batismo. ...
  2. 2 - Crisma ou Confirmação. ...
  3. 3 - Eucaristia. ...
  4. 4 - Reconciliação ou Penitência. ...
  5. 5 - Unção dos enfermos. ...
  6. 6 - Ordem. ...
  7. 7 - Matrimônio.

O sacramento do Crisma consiste na Confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, por meio da qual o fiel é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

O batismo é considerado o primeiro dos sacramentos, porque é o início de tudo.

O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.

Para o batismo de crianças até 6 anos, requer-se que os pais sejam católicos, pelo menos um deles, e tenham participação na comunidade e compromisso de educar os filhos na mesma fé que receberam. Para batizar crianças acima de 6 anos, é preciso que a criança comece a catequese.

O Sacramento da ordem e o matrimônio são os sacramentos do serviço. Enquanto os sacramentos da iniciação são voltados para a santificação e a missão de evangelizar, os sacramentos do serviço são para o serviço dos irmãos na sua busca de santidade.

Mateus 26:26–28; Lucas 22:17–20; I Coríntios 11:27–30; 3 Néfi 18:1–11, 28–29; 20:8–9; Doutrina e Convênios 20:75–79. Dallin H.

Quem pode receber o Batismo? Pode receber o Batismo qualquer pessoa que não tenha sido batizada. A partir dos sete anos, a pessoa não batizada deve preparar-se, através da Catequese Paroquial, para receber esse sacramento.

O que se orienta neste caso é: como não se pode batizar duas vezes e eleger novos padrinhos, torna-se ainda mais importante a presença dos pais.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

Falta-lhes maturidade e consciência sobre sua opção fundamental. Enfim, o sacramento exigido para celebrar o Matrimônio é o Batismo. Mas também é preciso consultar sua paróquia para saber se há outras exigências particulares da sua Diocese.

Óleo dos Catecúmenos
Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.

Os evangelhos de Mt 3,13-17 e Mc 1,9-11 narram o batismo de Jesus por João Batista. Lc 3,21-22 evita dizer que Jesus foi batizado por João Batista e refere o acontecimento, quando João já está preso. O quarto evangelho relata que João batizava o povo (Jo 3,23), e também evita dizer que João batizou Jesus.

Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera inválido o batismo de certas expressões religiosas.

O batismo é um ato simbólico. “Simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição e só pode ser realizado por imersão” (Bible Dictionary, “Baptism”). A imersão na água representa a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, mas também representa a morte de nosso eu natural (ver Romanos 6:3–6).