Quais são os 5 receptores sensoriais?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Alguns receptores e sensações específicas identificadas na pele são:

  • Receptores de Meissner: captação de toques leves.
  • Discos de Merkel: sensibilidade tátil e de pressão.
  • Receptores de Krause: captação de frio.
  • Receptores de Ruffini: captação de calor.
  • Receptores de Vater Pacini: identificam estímulos vibratórios.

Chamados de receptores de movimento, velocidade ou fásicos.

Receptor é aquele ou aquilo que recebe algo. O verbo receber, por sua vez, faz referência a obter, tomar , assumir ou assimilar alguma coisa.

Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.

São terminações nervosas capazes de converter estímulos do ambiente em impulsos elétricos. Esses estímulos serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central que produzirá uma resposta adequada. Estão irregularmente distribuídos entre as diferentes áreas do corpo.

Como exemplos de estímulos sensoriais conscientes, temos sentidos especiais (visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição) e alguns estímulos somatossensoriais (tato, temperatura, dor, pressão e propriocepção).

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.

Encontram-se localizados nas saliências sem pelos, como nas partes mais altas das impressões digitais, nos mamilos e nos genitais. Captam sensações de toque (tato).

Um exemplo de receptor é o motor elétrico que transforma energia elétrica em energia mecânica, sendo a base para o funcionamento de vários aparelhos, como os ventiladores, batedeiras, liquidificadores etc. Em um circuito elétrico, os receptores causam uma queda na força eletromotriz fornecida pela fonte de tensão.

Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.

Nosso sistema sensorial é responsável por detectar todos os estímulos internos e externos. Para isso, ele usa células especiais denominadas células sensoriais. As células sensoriais que são capazes de captar os estímulos do interior do nosso corpo são chamadas de: quimiorreceptores.

Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.

A pele é nosso maior órgão sensorial. Recebe, a todo instante, diversos tipos de estímulos, que são enviados ao encéfalo. Há uma grande área do córtex cerebral responsável pela coordenação das funções sensoriais da pele, em particular das mãos e dos lábios.

De acordo com a natureza do estímulo, podemos classificar os receptores em: Quimiorreceptores: Respondem a estímulos químicos. Fotorreceptores: Respondem a estímulos luminosos. Mecanorreceptores: Respondem a estímulos como pressão, tensão e som.

Os três tipos mais comuns de receptores de membrana são: receptores acoplados à proteína G, receptores tirosino quinases e canais iônicos dependentes de ligantes.

Além do tato, a temperatura e a dor são modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático. O tato permite que sejamos capazes de sentir aquilo que nos toca. Podemos classificar a sensações somáticas em três tipos: mecanorreceptivas, termorreceptivas e sensação da dor.

A fáscia é o maior órgão sensorial do corpo.

Substâncias químicas, luz, temperatura e ações mecânicas podem estimular os receptores sensoriais e geram um potencial de ação que é transmitido do neurônio sensorial primário para o neurônio sensorial secundário e terciário para chegar ao Sistema Nervoso Central.

Componentes moleculares específicos de células capazes de reconhecer e interagir com um vírus, os quais, após ligados à célula, são capazes de gerar sinais que iniciam uma cadeia de eventos desencadeando uma resposta biológica.

A proteína G, junto com seu receptor transmite sinais de hormônios e neurotransmissores, controlando o metabolismo da maquinaria celular, como a contração, a transcrição e a secreção. Essas proteínas pertencem a um grupo amplo de enzimas denominado ATPases.