Quais são os 5 princípios de treinamento?

Perguntado por: oantunes5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).

O principio da adaptação é outro principio extremamente importante no treinamento desportivo. De acordo com Weineck (1991) a adaptação é a lei mais universal e importante da vida. Adaptações biológicas apresentam-se como mudanças funcionais e estruturais em quase todos os sistemas.

O treinamento funcional se baseia em sete movimentos considerados primários para a sobrevivência humana e para a performance esportiva, são eles: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, girar e levantar.

3 Etapas do Treinamento Funcional
Pode ser composto de aquecimento leve; ativação do CORE; alongamento dinâmico e ativação neuromuscular.

As principais maneiras de realizar o treinamento físico

  • Treino de velocidade. De antemão, esse treinamento físico promove a aceleração do metabolismo com um importante papel no gerenciamento de peso. ...
  • Treino de força. ...
  • Hipertrofia. ...
  • Treino funcional. ...
  • Exercícios aeróbicos. ...
  • Comments.

De acordo com Chiavenato (1999), o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas: Diagnóstico, Desenho, Implementação e Avaliação. Cada fase é desenvolvida de modo sistêmico e complementar, não podendo ser relevada sob pena de comprometer o resultado final esperado.

A capacidade que o corpo humano tem de absorver um estímulo é denominada de Princípio da Adaptação ou Adaptabilidade. Exemplos: Frio, calor, diferentes altitudes, os próprios exercícios ou o uso de máscara.

O princípio da sobrecarga é um conceito básico de treinamento esportivo. Isso significa que, a fim de melhorar, os atletas devem trabalhar cada vez mais, à medida que seus corpos se ajustam aos treinos existentes. A sobrecarga também desempenha um papel na aprendizagem de habilidades.

Trata-se do uso inadequado ou em alta intensidade dos músculos de uma determinada região do corpo, o que acaba em lesão das fibras musculares e gera rigidez e dor. Os sintomas são localizados, pois afetam apenas um músculo ou grupos próximos.

No entanto, existem alguns que são aceitos por todos os profissionais do treinamento de força: o princípio da especificidade, o da sobrecarga progressiva, o da individualidade, o da variabilidade, o da manutenção e o da reversibilidade.

Trazendo estes conceitos para a musculação, por exemplo, podemos dizer que o volume diz respeito ao tempo de treino, número de repetições, velocidade e tempo de descanso. Já a intensidade é dada pela carga, velocidade de execução, tempo de descanso e outros.

O treino funcional atende aos quatro pilares do movimento humano:

  • Locomover.
  • Mudar de nível.
  • Empurrar e puxar.
  • Rotacionar.

Alguns exemplos são abdominais, prancha, corrida, pular corda, levantamento, agachamento, apoios, deslocamento entre cones, dentre outros. A seguir, vamos falar com mais detalhes sobre alguns dos tipos mais comuns de treino funcional. Grande parte dos treinos funcionais utilizam o peso do próprio corpo.

Treinos funcionais: 7 tipos de exercícios e suas vantagens. Os funcionais são exercícios baseados nos movimentos mais naturais do corpo humano como pular, agachar, empurrar, puxar, girar, correr, escalar, ou seja, movimentações que podem ser exigidas em situações em que você não estará se exercitando de fato.

Qual é o objetivo do treinamento funcional? O objetivo do treino funcional é oferecer um melhor condicionamento físico, empregando exercícios que estimulem diferentes partes do corpo.