Quais são os 5 princípios chaves de Leão?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

De acordo com Womack e Jones, existem cinco princípios básicos fundamentais: valor, fluxo de valor, fluxo, puxar e perfeição.

É neste ponto que o Lean Manufacturing cumpre seus objetivos: maximizando o custo das operações do negócio, aumentando o valor agregado ao cliente, reduzindo o tempo da produção, diminuindo os custos envolvidos no processo, aumento a eficiência e, principalmente, diminuindo os desperdícios da empresa.

Quais são os 5 princípios do Lean Manufacturing?

  • Valor. Um produto ou serviço tem valor não pelo que custa, mas pelo que agrega na percepção do cliente. ...
  • Fluxo de Valor. ...
  • Fluxo Contínuo. ...
  • Produção puxada pela demanda. ...
  • Busca da perfeição.

Flávio Augusto Picchi

  1. Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. ...
  2. Espera. O ideal do sistema lean é que todos os processos ocorram em fluxo contínuo, entregando rapidamente para o cliente, sem interrupção. ...
  3. Processamento desnecessário. ...
  4. Estoque. ...
  5. Transporte. ...
  6. Movimentação. ...
  7. Correção.

DMAIC é uma metodologia que possui um roteiro de etapas que ajudam você a guiar os seus processos. A metodologia é composta por 5 etapas: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar.

Quais são os pilares do Lean Manufacturing?

  1. Fluxo de produção. Nele, o conceito de just-in-time (JIT) é o mais importante, ao determinar que a produção será pautada sempre pela demanda. ...
  2. Qualidade na primeira fornada. ...
  3. Sistema de manufatura.

Os 3 pilares do Lean
Cada pilar possui seus princípios imutáveis, que já se mantêm desde o início do Sistema Toyota de Produção há mais de 50 anos, e suas ferramentas de auxílio para a manutenção dos princípios.

Lean Thinking: o pensamento enxuto
É uma filosofia para as estratégias empresariais que foca no fluxo do valor para o cliente, buscando a máxima eficiência na produção despendendo o mínimo de recurso possível.

A metodologia lean é uma filosofia que visa a zerar desperdícios, diminuir custos e aumentar a produtividade dentro de uma empresa. Aliado ao uso de tecnologias, esse método fornece os meios para uma gestão eficiente com foco em garantir uma entrega de máxima qualidade para o cliente final.

Fazer o valor fluir
Além disso, quando a indústria faz o valor fluir, ela naturalmente melhora o fluxo e reduz as etapas, os custos, os tempos para a produção e todos os esforços desnecessários. Com isso, fica evidente o quanto cada atividade é necessária para um processo.

Então, fique ligado nos 8 desperdícios do Lean que iremos abordar agora.

  • Superprodução. A superprodução em indústrias é fabricar mais produtos do que a demanda de mercado está exigindo. ...
  • Espera. ...
  • Movimento. ...
  • Estoque. ...
  • Transporte. ...
  • Defeito. ...
  • Superprocessamento. ...
  • Conhecimento não compartilhado.

Para implementar o Lean IT em uma companhia, é preciso seguir quatro etapas, que são identificação dos processos da empresa, desenvolvimento de um líder, mapeamento de processos e realização de estudos e análises.

Princípios do jidoka
Parar o processo; Restaurar o processo para funcionamento adequado; Investigar a causa raiz do problema; Tomar as medidas para solucionar o problema.

Fluxos de valor são as atividades necessárias para a produção de todos os produtos. Inclui todo fluxo de produção, desde a matéria-prima fornecida até chegar ao consumidor final. Inclui também o próprio fluxo do projeto, de sua concepção até o lançamento de um novo produto no mercado.

Gargalos são a razão pela qual seus projetos são caros e lentos. Aprenda a encontrar e resolver gargalos de processo para estabelecer um fluxo previsível e suave. O que é a Liderança Compartilhada para o Lean?

No mapeamento do fluxo de valor, os processos são divididos de três maneiras:

  • Aqueles que efetivamente geram valor;
  • Aqueles que não geram valor, mas são importantes para a manutenção da qualidade;
  • Processos que não geram valor e que devem ser evitados ou eliminados.

Além disso, deu origem a uma filosofia organizacional chamada Lean Thinking, que inclui os 3 desperdícios: muda, mura e muri. Na busca por identificar e eliminar os desperdícios, que é o verdadeiro foco da melhoria contínua, é muito importante compreender estes 3 termos importantes.

A tradução de gemba é “lugar real”, ou seja, onde a ação da empresa acontece, como o chão de fábrica em uma indústria ou o salão de um restaurante (onde são servidas as refeições).

Segundo alguns estudiosos da área de Lean Manufacturing a pior das perdas é Excesso de Produção, porque encobre os outros desperdícios. Por exemplo, se o lote deveria ser de 100 peças, mas a empresa produz 105 peças para substituir algum produto que fique fora das especificações.

O PDCA é muito mais simples e mais rápido de ser utilizado que o DMAIC pois envolve menos pessoas, menos áreas e menos ferramentas. O DMAIC possui várias etapas, o que o torna mais investigativo e consequentemente mais demorado.

O Ciclo PDCA e o Ciclo DMAIC são ferramentas de melhoria contínua que buscam otimizar os processos dentro de uma organização. Os dois são ferramentas utilizadas há décadas e comprovadamente eficazes.