Quais são os 5 períodos da trajetória grega?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Cada período foi marcado por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que foram decisivas para a formação, divisão e desenvolvimento do território grego.

A arte grega possui quatro períodos descritos em sua evolução. São eles: Período geométrico (séculos IX e VIII a.C.); Período arcaico (séculos VII e VI a.C.); Período clássico (séculos V e IV a.C.); e Período helenístico (séculos III e II a.C.).

Período Pré-Homérico: Refere-se aos séculos XV a.C. e XII a.C. Também chamado de Período Micênico, diz respeito aos primeiros povos gregos e à ocupação do território da Grécia. Período Homérico: Entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., os gregos formaram as primeiras cidades-Estado e aprofundaram seu arcabouço mítico.

Período pré-homérico (2000-1100 a.C.): período de formação do povo grego. Marcado pela existência de duas grandes civilizações — minoica e micênica. grande ruralização com a invasão dórica, e existem pouquíssimos registros sobre essa fase.

Na educação clássica grega podemos reconhecer esboços de modelos teóricos, cognitivos, éticos e estéticos que dão origem a toda cultura oriental. Suas contribuições vão se desenrolando durante quatro períodos: Homérico - Clássico - Helenístico - Romano.

O Período Arcaico foi uma época histórica da Grécia Antiga e que compreendeu os anos de 800 a 500 a.C. Foi um momento de transformações significativas para os gregos da Antiguidade porque a sociedade deixava de ser patriarcal e aprofundava suas relações sociais por meio da consolidação das cidades-estados.

pelasgos

Os pelasgos foram seus primeiros habitantes, possivelmente, de origem mediterrânea. Os cretenses, porém, foram mais importante como civilização, predominando em toda a região do Egeu. Tantos os pelasgos como os cretenses, geralmente são considerados povos anteriores aos gregos (povos pré-helênicos).

O período Arcaico teve como principal característica o fortalecimento das cidades-estados ou as pólis gregas. As cidades-estados que mais se destacaram foram Esparta e Atenas. A primeira em virtude de sua estrutura aristocrática e guerreira, cuja organização social era rigidamente hierarquizada.

As três principais ordens clássicas são a Dórica, a Jônica e a Coríntia. As ordens descrevem a forma e a decoração das colunas Gregas e posteriormente das Romanas, e continuam a ser amplamente utilizadas na arquitetura atual.

Arte Grega

  • ARQUITETURA. ...
  • ORDEM DÓRICA. ...
  • ORDEM JÔNICA. ...
  • ORDEM CORÍNTIA. ...
  • PINTURA. ...
  • ESCULTURA.

O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.

Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza. A língua grega passou a ser escrita.

O Período Clássico foi uma das fases da história da Grécia Antiga. Caracterizou-se pela hegemonia grega sobre o mundo antigo e pelo embate de forças entre Atenas e Esparta. O Período Clássico foi o apogeu das cidades-estados gregas, como Atenas, onde eram construídos grandes teatros para as apresentações culturais.

Formação da Grécia
O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

A Primeira Diáspora Grega foi marcada pelas invasões na Grécia. Em geral, foi um processo migratório, ocorrido por volta do século XII a.C., devido à onda de invasões dóricas na Grécia Antiga, resultando na dispersão de povos gregos pelas bacias do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

Primeira grande civilização grega e primeira alfabetizada da Europa, os minoicos, ou cretenses, moravam em Creta, a maior e mais populosa das ilhas gregas, entre os anos 2200 e 1450 a.C. Eles foram uma "civilização avançada", que viveu em uma "terra de prosperidade e plenitude", segundo Beaton.

Os jônios, jônicos ou iônios são um dos povos da antiguidade que auxiliaram na formação da cultura grega (ciência, filosofia e arte). Além deles, os aqueus, os eólios e os dórios tiveram um papel preponderante na construção do mundo grego na antiguidade.

A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.

Polis Grega
Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego. O termo “polis” em grego significa “cidade”.