Quais são os 5 passos para fazer um orçamento familiar?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Como planejar o orçamento familiar

  1. Comece colocando ordem na casa. ...
  2. Faça a média dos gastos e ganhos. ...
  3. Estabeleça suas metas financeiras. ...
  4. Envolva a família no planejamento. ...
  5. Poupe para fazer uma reserva e investir.

Despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone) Despesas variáveis (passeios, presentes, imprevistos) Receitas fixas (salário, aposentadoria e etc) Receitas variáveis (freelances, comissões, bônus)

O orçamento familiar, por sua vez, é a ferramenta de controle das despesas de pessoas que vivem juntas e dividem os gastos (essenciais, necessários e supérfluos), além dos objetivos de curto, médio e longo prazos feitos em grupo. Assim, o orçamento pessoal e o familiar são tipos de orçamento que se complementam.

No orçamento você vai incluir: Receitas: é tudo que você recebe, como salário, pensão, renda com bicos ou alugueis de todos os integrantes da família. Gastos: despesas básicas da casa, alimentação, transporte, gastos com saúde, educação e lazer.

Confira a seguir!

  1. Orçamento estático. Como o próprio nome diz, esse tipo de orçamento não muda durante o processo. ...
  2. Orçamento flexível. ...
  3. Orçamento contínuo. ...
  4. Orçamento ajustado. ...
  5. Orçamento base zero. ...
  6. Orçamento incremental. ...
  7. Orçamento do planejamento estratégico.

Como Fazer um Orçamento

  1. Primeiro passo: verifique suas receitas. As receitas (quanto você ganha) definem o seu poder de consumo. ...
  2. Segundo passo: analise os seus gastos. ...
  3. Terceiro passo: calcule a diferença. ...
  4. Quarto passo: hora da decisão.

Dicas extras para elaborar o orçamento familiar

  1. Conheça a renda disponível para o orçamento. ...
  2. Registre os gastos fixos e variáveis. ...
  3. Estipule um teto de gastos. ...
  4. Tenha objetivos financeiros. ...
  5. Envolva toda a família no orçamento. ...
  6. Monte uma reserva de emergência.

Seguindo quatro passos simples, você conseguirá elaborar o seu orçamento mensal e começará a compreender melhor sua relação com o seu dinheiro.

  1. Anote suas receitas e despesas. Comece anotando todas as suas receitas e despesas. ...
  2. Agrupe as receitas e despesas. ...
  3. Analise a situação com atenção. ...
  4. Planeje o próximo mês.

O orçamento familiar serve principalmente pra equilibrar as contas de uma forma que a família possa investir em seus sonhos: uma viagem, a casa própria, um carro, a educação de um filho, etc. Seja qual for o objetivo da sua família, tudo começa com uma pergunta: de onde virá o dinheiro?

O orçamento é um plano que ajuda a estimar despesas, ganhos e oportunidades de investimento em um período determinado de tempo. A partir da sua definição, é possível estabelecer objetivos, que vão permitir que os resultados sejam acompanhados de perto e medidos.

Os itens Saúde e Educação e Leitura são os que apresentaram os maiores aumentos na composição dos gastos domésticos. A participação do primeiro saltou de 3,60%, em 1969/70, para 8,18%, ou mais 127,22%, enquanto a do segundo cresceu de 3,50% para 6,91%, um avanço de 97,43%.

O método 50-30-20 foi desenvolvido pela professora de direito e atual senadora norte-americana Elizabeth Warren com sua filha, Amelia Warren Tyagi. Ele consiste, basicamente, em dividir sua renda líquida mensal em três partes, tendo como principal pano de fundo o controle financeiro ou o equilíbrio do orçamento.

Estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura. É através do orçamento que se estabelece metas com a equipe, dando, assim, uma visão clara de onde a empresa quer chegar.

Um dos principais motivos pelos quais não podemos equiparar o orçamento público ao familiar se deve ao fato de que, enquanto o orçamento familiar está dado, ou seja, as famílias possuem limitações para ampliar as suas receitas e/ou renda, no orçamento público, isso é definido pelo governo.