Quais são os 5 países com as maiores cargas tributárias do mundo?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 7 votos

Quem lidera o ranking é a Dinamarca, com uma carga tributária que corresponde a 45,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Outro país escandinavo, a Finlândia aparece em segundo lugar com 44%. Na sequência estão a Bélgica, com 43,2%, a França com 43% e, fechando o top 5, a Itália com 42,6%.

Você acha que é exagero? Pois saiba que essa é a realidade do brasileiro. Do dia 1º de janeiro a 3 de maio deste ano pagamos mais de R$ 1 trilhão em impostos. Na América Latina, somos o país que mais paga tributos.

No primeiro caso, você pode pensar em países sem imposto de renda como as Bahamas, as Ilhas Cayman ou Anguilla, por exemplo. No segundo caso, países como Brunei, Catar e Emirados Árabes Unidos funcionam como paraísos fiscais.

Na dúvida sobre quem paga mais imposto, Brasil ou Estados Unidos, pode-se dizer que no Brasil há uma complexidade maior em relação às taxas cobradas pelo governo.

Maior carga de impostos recai sobre produtos
O sistema tributário brasileiro cobra mais caro nos produtos consumidos que na renda. Isso significa que as mercadorias adquiridas pelo cidadão representam a maior taxa de impostos cobrada no país.

Califórnia, Texas, Nova York e Flórida, os quatro maio- res estados norte-americanos, respondem, respectivamente, por 14,7%, 8,8%, 8,0% e 5,1% do PIB, totalizando, portanto, 36,6% (USA, BEA, 2020). Os demais estados norte-americanos agregam, cada um, menos de 5% ao PIB total dos EUA.

A receita tributária representou 15,1% do produto interno bruto do país em 2021, diminuindo 0,1 ponto percentual e 3 pontos percentuais em relação a 2020 e 2015, respectivamente, indicando que as cargas tributárias sobre as entidades de mercado foram mais aliviadas, disse.

Dinamarca. O país escandinavo apresenta a maior carga tributária do mundo, que corresponde a 45,2% do PIB.

Ele lembrou que o imposto único — adotado por União Europeia, Argentina, China, Uruguai, Canadá, Índia e Nova Zelândia — poderia promover simplificação, padronização, fim da guerra fiscal e manutenção da carga tributária no Brasil.

IPVA e IPTU internacional
Em locais como EUA, Alemanha, Reino Unido e Japão a população também que fazer pagamentos anuais referentes aos seus veículos e imóveis. Os impostos funciona como uma espécie de arrecadação financeira para garantir a manutenção das vias e garantir renda para o governo.

Como funciona o IPVA nos EUA
Lá nos EUA o IPVA é calculado pelo peso do carro, então caminhões e camionetes pagam mais e carros pequenos são bem baratos, aproximadamente 50 dólares. O licenciamento já está incluso nesses 50 dólares e o seguro obrigatório não existe.

Nos EUA o equivalente ao IPTU é o imposto chamado de Property Tax, também cobrado anualmente e cujo valor corresponde de 1.6% a 1.7% do valor venal do imóvel.

Estados onde não há taxas de venda em nenhum produto
E se você vai para Nova York, por exemplo, ir à Delaware é muito mais fácil do que você imagina, que fica aproximadamente a 2 horas de Manhattan. Você ainda pode dar uma passadinha na Philadelphia, Baltimore ou DC, que são cidades que ficam no caminho. Oregon.

Segundo relatos da história, os primeiros registros de cobranças foram de 4000 A.C., documentados em peças de barro encontradas na região da Mesopotâmia. Nessas peças, foi possível constatar que os tributos exigiam que parte dos alimentos produzidos pela população fosse destinada ao governo.

Conheça 10 paraísos fiscais mais utilizados pelo mundo:
Bermudas,Países Baixos,Ilhas Cayman,Singapura,Ilha de Man,Ilhas Maurício,Mônaco,Suíça,Bahamas e Ilhas Virgens Britânicas.